ABStartups completa cinco anos e anuncia nova estrutura

Avatar

Por Lucas Bicudo

16 de novembro de 2016 às 01:00 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

A Associação Brasileira de Startups, organização que representa as startups brasileiras, comemorou cinco anos de existência em 2016.  A instituição chega à data com mais de 4 mil startups cadastradas em seu banco de dados e mais de 38 mil empreendedores digitais impactados ao longo de sua história.

A ABStartups foi criada para ser um espaço de conexão entre empreendedores. Lá em 2011, o conceito de startup ainda não era muito difundido no país. Os agentes do setor tinham dificuldades em buscar informações e havia a carência de uma instituição que centralizasse os processos da área.

Desde então a associação cresceu, organizou duas edições da CASE – maior evento de startups da América Latina – e tornou-se referência no ecossistema. Atualmente, a entidade procura impactar diretamente os empreendedores.

“Desde 2011, a ABStartups vem estudando o ecossistema brasileiro de empreendedorismo, procurando fomentar a área. Hoje, esse mercado já está bem mais maduro, o que nos permite ampliar a atuação e auxiliarmos diretamente as startups e não apenas o ecossistema em si”, afirma Amure Pinho, presidente da associação.

Para alcançar os novos objetivos, a ABStartups anuncia uma reestruturação em seu organograma. O Vice-presidente agora é o Rafael Belmonte, da Netshow.me. Rafael Ribeiro é o novo gerente-executivo da ABStartups. Formado em ciências da computação e com especialização em marketing, Rafael foi co-fundador da Weblinia e da Monster Joy, startup associada a ABStartups.

“Estou muito feliz em assumir esse cargo e encaro como um grande desafio. Como sou empreendedor, conheço as dificuldades do setor e o auxílio que a Associação Brasileira de Startups pode oferecer às startups brasileiras. Espero manter o bom trabalho que já vem sendo feito e proporcionar um ambiente ainda melhor para os empreendedores”, explica Ribeiro.

O novo gerente acredita que, nesse momento de crise, a associação se torna ainda mais fundamental às startups, já que esta é a época em que as grandes oportunidades podem acontecer. “Vivemos um grande período para empreender, pois a crise econômica cria chances para a inovação. Meu maior desafio na ABStartups é realmente dar voz ao empreendedor, mostrar o quanto eles têm evoluído no Brasil e encorajá-los a superar esse momento de dificuldade que vive o país”, finaliza.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

[php snippet=5]