A Teoria das Gazelas Mancas

Avatar

Por Júnior Borneli

26 de julho de 2019 às 15:35 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Você, que é empreendedorempresário ou executivo de alguma empresa: feche seus olhos só por alguns segundos e se imagine na pele de um leão faminto.

À sua frente está uma manada de gazelas. Todas elas são mais velozes do que você. E você só tem uma chance, apenas uma oportunidade de ataque.

E eis que você percebe, no meio de centenas de gazelas, que uma delas está com um ferimento na perda. Essa é a gazela manca. Ela corre menos que as demais.

E nesse momento ela passa a ser o seu objetivo, porque é a oportunidade mais clara.

Isso acontece todos os dias nas nossas empresas. No turbilhão de mudanças pelas quais todos os mercados vêm passando, surgem muitas oportunidades o tempo todo.

Mas como se agarrar à oportunidade mais clara?

E como definir, em pouquíssimo tempo, que a oportunidade mais clara é a mais vantajosa? E quando existem não só uma, mas meia dúzia de gazelas mancas?

O mundo do empreendedorismo é um jogo de mais “não” do que “sim”.

Quando você aprende a dizer não para algumas oportunidades, para priorizar outras, significa que você e sua empresa estão maduros o suficiente para avançar para o próximo nível.

Mas como desenvolver as habilidades necessárias para enxergar o que talvez não seja óbvio, no primeiro momento?

Como o Google, com o poder econômico que tem, concentra quase todos os seus esforços no serviço de buscas?

Por que a Apple, com bilhões de clientes apaixonados, mantém um portfólio mínimo de produtos?

Por que a Amazon escolheu investir no serviço de armazenagem de dados na nuvem e não em outras coisas?

Em todos os mercados existem oportunidades claras e existem as oportunidades não tão óbvias.

Para o leão, no primeiro momento, todas as gazelas são iguais. Mas ele sabe que as mais frágeis estão entre elas. As gazelas mancas vão aparecer, mais cedo ou mais tarde.

No evento online EXPONENCIAIS, nós vamos explorar esse tema e falar sobre validação de ideias. Como um empreendedor pode ter certeza – ou menos dúvidas – de que encontrou uma “gazela manca”?

E se encontrou, como é possível fazer experimentos rápidos para ter certeza de que a primeira hipótese realmente faz sentido.

Como criar processos para validar essa ideia e projetar um caminho para desenvolvê-la?

Existem técnicas – e não regras prontas ou “receita de bolo” – que ajudam no processo de criação de novas empresas ou reinvenção de empresas já consolidadas.

E nós, da StartSe, junto com um time brilhante de empreendedores, investidores e especialistas de inovação, vamos compartilhá-las durante 5 dias, ao vivo, pela internet, sempre às 20h.