A técnica Novela para Mídias sociais

Avatar

Por Felipe Wasserman

13 de janeiro de 2016 às 14:03 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Toda novela tem o mesmo roteiro, e nós torcemos sempre pela heroína que tem tudo para ter sucesso, mas algo muito ruim acontece e ela tem que fazer de tudo para superar. Entretanto, para você torcer pela heroína, é preciso de 2 coisas: Primeiramente, acreditar que ela, com sua habilidade, conseguiria ir longe e conquistar algo. E segundo, ter alguém ou algo que tente atrapalhar esse caminho.

Existe uma tendência que sempre foi natural, mas que com o aumento da penetração da internet ficou bem mais aparente. É a tendência de sentir-se justiceiro, defender os que estão sendo atacados e de criar heróis. Para que estas coisas aconteçam, tem que existir um vilão e nada mais importante para a criação de um herói do que um bom vilão.

O jovem sempre gostou de mostrar a sua opinião, mas com as redes sociais, isto tornou-se muito mais fácil e aberto. Com isso, a criação de heróis temporários e sentimentos de justiça se tornam muito mais fortes e com o grande desejo de compartilhamento sobre estas causas. Os jovens gostam de se conectar com quem admiram, por isso, transformamos em heróis de curto prazo tantas pessoas e imagens nas redes.

Mas este acontecimento não ocorre somente em grandes esferas públicas, mas sim no dia a dia de quase todas as marcas e páginas das mídias sociais. O melhor modo de uma página ser popular é conseguir verdadeiros seguidores e aproveitar o momento de alguém estar te criticando. Neste momento, a página tem que agir de modo humanizado, pedindo desculpas e mostrando interesse em resolver a questão, pois se apesar disso o “crítico” continuar reclamando, automaticamente vários usuários irão tender defendê-la.

A regra é simples: se você não faz um péssimo trabalho (pois se faz, não vai durar muito mesmo), uma grande maioria dos seus fãs e seguidores gosta do que você faz. Então, se alguém começa a te criticar e você demonstra vontade de resolver, e mesmo assim a pessoa quer causar, neste momento você cria a estratégia novela e as pessoas vão começar a torcer e te defender contra este “vilão”.

Por isso, apagar posts críticos que colocam na sua página é a pior estratégia possível, pois além de mostrar que a pagina não é livre, se perde a oportunidade de conseguir verdadeiros seguidores.

A sociedade e os jovens sempre procuraram heróis, mas hoje com as redes sociais, estes heróis não precisam de muita coisa para serem seguidos e admirados, nem que por um curto período de tempo.

Para quem procura um coach ou uma consultoria de empreendedorismo e mídias socias, me mande um email para o Felipebw@gmail.com.

Para quem quiser se desenvolver ainda mais vou ministrar um Intensivo no dia 30/01 na ESPM  http://www2.espm.br/cursos/cic/marketing-digital-conheca-consumidor