A primeira corrida sem motoristas está para chegar

A Formula E, de carros elétricos, vai organizar uma edição com veículos autônomos, a "Roborace"

Avatar

Por Paula Zogbi

30 de novembro de 2015 às 15:17 - Atualizado há 4 anos

Sonha em correr na Formula 1? Seja desenvolvedor de software. A Formula E, classe de corridas de automóveis com carros elétricos, fez uma parceria com a fabricante de baterias Kinetik para criar uma nova categoria, onde todos os competidores serão carros completamente autônomos, a “Roborace”.

Parece coisa de um futuro distante, certo? Mas o evento já acontecerá na temporada de 2016-2017, antes de cada uma das competições da Formula E tradicional, de acordo com um comunicado à imprensa .

O esquema será um pouco diferente das corridas comuns: haverá dez equipes, cada uma com os mesmos 2 modelos de carros autônomos competindo durante uma hora. Como os modelos são iguais, quem tiver a melhor tecnologia de inteligência artificial vencerá. De acordo com o fundador da Kinetik, “a Roborace é uma plataforma global para mostrar que tecnologias robóticas e IA podem coexistir na vida real”.

Especialistas de qualquer parte do mundo podem participar, com desenvolvimento de software através de softwares e crowdsourcing.