A experiência do Phygital Marketing
Por Herbert Lopes
7 de abril de 2016 às 13:05 - Atualizado há 6 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Hoje quero apresentar para você o Phygital Marketing. É um termo relativamente novo por aqui e acredito que é muito importante você conhecer as tendências que acontecem dentro do marketing.
As marcas e os consumidores estão cada vez mais conectados. Rebecca Lieb, analista do Altimeter Group, afirma: “Digital está em toda parte, e é logo vai ser literalmente tudo.” Isso quer dizer que o mundo digital e o mundo físico estão cada vez mais próximos.
Antes de te apresentar o phygital marketing, você precisar saber de onde vem o termo phygital. Vamos lá!
O que é Phygital?
Antes de dizer o que é, quero te apresentar uma curiosidade: Você sabia que nós chegamos a desbloquear o nosso smartphone ao menos 110 vezes por dia? A relação do digital com o nosso dia a dia está cada vez mais próxima e esse conceito tem um nome: Phygital.
E nos dias de hoje não poderia ser diferente, o digital está presente em praticamente todos os momentos da nossa vida. Tenho certeza, que quando você precisa falar com os amigos, pesquisar algo na internet, mandar um e-mail ou confirmar presença em algum evento você deve usar um smartphone ou algum outro widget para fazer isso. É nesse momento que físico se encontra com o digital.
Você precisa saber: O phygital não se trata de substituir a mão de obra humana por robôs e sim integrar as necessidades das pessoas ao mundo digital, isso acontece para deixar o acesso às informações e ao consumo mais fáceis.
Aplicativos de compartilhamentos, carregar bilhetes de ônibus e check-in virtual das companhias aéreas são um exemplo de phygital.
Ah, se você for procurar o termo phygital no dicionário, provavelmente não vai encontrar. Este é um termo patenteado pela Momentum WorldWide, uma agência de publicidade presente em todo mundo. Aqui no Brasil ela está presente no Rio de Janeiro e São Paulo.
“Hoje não há uma barreira entre o mundo físico e o digital. O que acontece em um cria um eco no outro. Nós chamamos isso de “O Mundo Phygital”, onde os consumidores modernos vivem e é o coração de tudo o que fazemos.” – Momentum WorldWide
Phygital Marketing
Depois de entender o conceito de phygital, será possível unir os melhores meios digitais e físicos e aplicar essa combinação na estratégia de marketing da sua empresa ou cliente.
A digital não é passageiro, veio para ficar. Aplicativos, redes sociais, hashtags, QR codes não deverão sair do mercado tão cedo, se tornaram mais do que tendências e sim um meio para aplicar estratégias de marketing específicas para o consumidor do seu produto.
Quando falei sobre o termo phygital, disse que é patenteado por uma agência de publicidade, porém, a experiência phygital não pertence a ela.
Com phygital marketing, as marcas integram o cotidiano de consumidores na hora que eles mais precisam, desenvolvendo assim uma interação e engajamento ao invés de uma exposição de um anúncio tradicional.
Prós do Phygital Marketing
- Impulsiona o engajamento social
- Aumenta o brand awareness
- Impulsiona a fidelidade do cliente e aquisição
- Longos benefícios
Contras do Phygital Marketing
- Custo geralmente é alto
- É necessário um planejamento extenso
- Deve ser mantido dia após dia
Confira o conteúdo completo que produzi para o Superstorm clicando aqui!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários