A Endeavor coloca o empreendedorismo na agenda dos candidatos a prefeito

Avatar

Por Lucas Bicudo

30 de agosto de 2016 às 14:38 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O país enfrenta uma forte recessão e uma taxa de desemprego nunca vista antes, de 11,3%, segundo a PNAD Contínua (IBGE). De acordo com os dados do Ibre/FGV, divulgados nesta semana, a previsão é que esse índice fique ainda pior, chegando aos 12,3% ao final do ano. Não é à toa que, segundo o IBOPE, a geração de emprego é a 3ª prioridade do brasileiro, só ficando atrás da saúde (36%) e do combate à inflação (31%), que convenhamos, estão completamente alarmantes.

No último ano, 74% dos brasileiros afirmaram acreditar que o desenvolvimento do país depende muito dos empreendedores. A saída para resolver essa questão passa diretamente pelo empreendedorismo. Com a chegada das Eleições Municipais 2016, a Endeavor, organização sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo de alto impacto, se uniu a mais de 50 organizações e está colocando o empreendedorismo na agenda dos principais candidatos a prefeito de algumas cidades do país, por meio da campanha +Empreendedores +Empregos.

“Além do impacto na geração de empregos, os empreendedores são aqueles que, por meio de negócios inovadores, irão ajudar a resolver outros grandes problemas públicos, como os da saúde e da educação. No entanto, é comum ouvir que eles empreendem apesar do governo”, comenta Juliano Seabra, diretor-geral da Endeavor. “As eleições são uma oportunidade de mostrar essa realidade e de mobilizar os governos locais para começar a dar primeiros passos rumo a uma transformação possível e importante para o desenvolvimento das cidade”, completa

Em São Paulo, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre, vários candidatos já conheceram e se comprometeram com a iniciativa, que propõe 3 compromissos simples e impactantes para os municípios: fazer um governo mais fácil e com menos burocracia, a começar pela diminuição do tempo de abertura de empresas para 5 dias (atualmente demora 129 dias); um governo que trabalha junto com o empreendedor e que tem como meta a criação de um programa de inovação aberta para resolver grandes problemas públicos; e um governo liderado por um prefeito que levanta a bandeira da causa, visitando empreendedores uma vez por mês e disseminando bons exemplos na mídia.

Para incentivar discussões relevantes sobre os compromissos e sobre o empreendedorismo nas cidades, as organizações do +Empreendedores+Empregos estão agora convidando os candidatos para eventos presenciais.

Na capital paulista, já estão confirmados os encontros com Ricardo Young (REDE), em 01 de setembro, na sede da Oxigênio Aceleradora; João Dória (PSDB), em 06 de setembro, também na Oxigênio; e Fernando Haddad (PT), no dia 09 de setembro, no Google Campus.

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!