A Apple está encrencada e este gráfico mostra isso

Avatar

Por Lucas Bicudo

9 de março de 2016 às 13:48 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

O mito do iPhone é que a Apple criou um aparelho tão superior e tão especial, que ele cavalga aos céus e se transforma em uma experiência completamente além do resto dos smartphones que encontramos no mercado. E é por isso que, modelo após modelo, a Apple continua conquistando público e sucesso.

Entretanto, o analista Sherri Scribner e seu time do Deutsche Bank mostram em um gráfico, conforme publica o site Business Insider, algo bem diferente: o iPhone dificilmente dita as tendências do mercado de vendas de smartphones como todo; onde o mercado vai, a Apple acompanha – e não o contrário.

screen shot 2016-03-08 at 16.45.40

E é bom quando a maré alta levanta todos os barcos, uma vez que o mercado está dando uma diminuída no ritmo. Grande parte das pessoas que querem um aparelho já possuem um e as vendas já atingiram seu pico. Agora, as que querem se manter atualizadas com as tecnologias de ponta apenas substituem suas unidades antigas.

Esse é particularmente um problema para a Apple porque, como ilustra o gráfico de Scribner, o iPhone simplesmente não dita mais nenhuma tendência e tampouco acompanha o mercado – comumente atinge números inferiores.

Existiu um momento de empolgação, porém curto, quando a Apple lançou o excelente iPhone 6 no fim de 2014 – e voltou a crescer mais do que o mercado. Mas desde então, os números continuam travando a Apple em conquistar resultados satisfatórios nas vendas de seu mercado, mas, infelizmente para os amantes da marca da Maçã, parou de crescer.