9 perguntas que você deve se fazer antes de ir para uma startup

Da Redação

Por Da Redação

18 de julho de 2016 às 18:37 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Nem só de empreendedores e investidores vive o nosso portal. Há muitas pessoas que trabalham para startups que visitam o nosso portal, ou que estão pensando em sair de empresas grandes e trabalhar em startups.

Eu entendo o risco. Há pouco mais de dois meses, deixei um emprego estável no InfoMoney para vir para o StartSe. Foi arriscado, mas eu sabia o que estava fazendo. Calhou que vi essa matéria do TechCrunch com algumas questões que VOCÊ deve se perguntar antes de se mudar.

Se você tem alguma dúvida, inscreva-se aqui e me mande um e-mail. Te respondo e te ajudo a tomar a decisão.

[php snippet=5]

Vamos às questões: 

1 – O CEO já construiu um negócio antes?
Startups possuem uma mortalidade muito alta (85%). Estar na companhia de alguém experiente aumenta as possibilidades de que a sua sobreviva (dessas, só 25% morrem). Contudo, válido lembrar que Mark Zuckerberg e Larry Page não tinham construído negócio algum antes de fundarem Facebook e Google.

2 – A companhia tem dinheiro suficiente?
Você não vai querer ir para uma empresa que não consegue se manter por muito tempo, caso as coisas comecem a dar errado.

3 – Você acredita na visão?
Estar alinhado com a visão da empresa é ALTAMENTE necessário para que você tenha uma boa vida na nova empresa. Startup também é sonho.

4 – Você acredita no valor da empresa?
Boa parte do seu pagamento em uma startup pode ser em participação acionária. Você acredita que a empresa vale alguma coisa ou ela seria facilmente substituível?

5 – O que você pode aprender?
No pior cenário, que lição você pode levar dessa “aventura”?

6 – Os sócios se dão bem?
Se os sócios da empresa estão bem alinhados, provavelmente a empresa também estará. Tenha medo de companhias onde cada fundador quer puxar para o seu lado.

7 – Ela vai de encontro com a economia do futuro?
Você não vai querer ir para uma startup que empresta dinheiro para pessoas virarem taxistas, certo? O Uber e o Easy Go vão te matar!

8 – Quando você vai ganhar dinheiro? 
Ganhar dinheiro é importante. A empresa tem uma estratégia de saída que resultará em você ganhando o dinheiro merecido da sua participação?

9 -Há caminho para a lucratividade?
Você acha que a empresa se tornará lucrativa no futuro? É normal que ela só pense em crescer agora, mas você acredita que ela será lucrativa no futuro? Afinal… isso é importante. MUITO.