9 coisas que o Facebook Messenger faz e você talvez não saiba

Quem usa o Messenger como um simples app de mensagens instantâneas pode estar perdendo muitas coisas; Facebook quer transformá-lo em um “aplicativo para tudo”

Avatar

Por Paula Zogbi

14 de outubro de 2015 às 17:06 - Atualizado há 4 anos

SÃO PAULO – O Facebook anunciou recentemente que tem planos de transformar o Messenger em um “app para tudo”, com ferramentas capazes até de assustar seus maiores concorrentes, como a Apple e o Google.

Mas muitos não sabem quão longe a rede social já foi. Desde que se tornou um aplicativo separado do Facebook em si, no ano passado, o Messenger já implementou ferramentas que o fazem ser muito mais que uma simples janela de mensagens instantâneas entre amigos.

O site Tech Insider separou algumas delas, sendo que três ainda não estão disponíveis no Brasil:

1 . Realizar chamadas de áudio e vídeo pela internet

A maioria das pessoas usa o Messenger apenas para conversar por mensagens de texto, mas ele já possui ferramentas de ligações com áudio e vídeo.

Para fazer uma dessas chamadas, basta usar o ícone de telefone ou de câmera de vídeo no canto superior direito da janela de alguém, ao lado do nome dessa pessoa

2 . Dividir a localização

Durante uma conversa, pressione o botão com reticências na ponta inferior direita, e então escolha a opção “localização”. Isso se você usar iOS. No Android, simplesmente pressione o ícone de localização, que fica ao lado das mesmas reticências.

Você pode enviar sua localização atual ou marcar outro ponto em um mapa.

3 . Usar outros apps dentro do Messenger, para enviar gifs por exemplo

Já existem diversos aplicativos que funcionam internamente no Messenger. Apps como o Giphy e o Bitmoji já podem ser integrados a ele, por exemplo. Também existem opções com memes e jogos, e as possibilidades só tendem a aumentar.

Essas ferramentas também estão dentro do menu das reticências.

4 . Acessar o Messenger através do aplicativo web

Você também pode baixar o aplicativo no seu desktop, acessando Messenger.com. Ideal para quem quer usar o chat sem a distração da timeline na tela.

5 . Silenciar uma conversa

Caso você não queira ser interrompido por uma pessoa ou um grupo, você pode silenciar as notificações sem sair de uma conversa. Aperte e segure o nome, e depois selecione “notificações”.

É possível silenciar por um determinado período (1 hora, 8 horas ou 24 horas), ou por tempo indeterminado, até você ligar novamente.

6 . Organizar mensagens em grupo

Essa é outra função que você provavelmente não usa, mas é ideal para pessoas que lidam com diversas conversas em grupo e gostam de organização. É possível criar grupos, nomeá-los e adicionar uma imagem para cada.

7. Realizar transferências bancárias

Nos Estados Unidos já é possível usar o app do Messenger para enviar dinheiro às pessoas. Cada transação pode demorar alguns dias para ser concluída, dependendo do seu banco, mas elas são livres de taxas. Essa ferramenta pode chegar em breve por aqui.

8. Conversar com marcas

Algumas varejistas, como a Zendesk, já usam o aplicativo como plataforma de serviço ao consumidor.

Outras empresas já permitem realizar compras, atreladas ao seu perfil na rede social, como é o caso da Everlane e da Zulily. Você também consegue consultar o status do pedido e fazer perguntas pelo app.

A ideia do Facebook é integrar mais negócios ao aplicativo, o que significa que isso também pode chegar por aqui dentro de algum tempo.

9. Uma assistente virtual chamada M

A companhia de Zuckerberg está trabalhando em uma assistente virtual, semelhante à Siri, especificamente para o Messenger. A M terá ainda mais funcionalidades do que a criação da Apple, como realizar reservas para restaurantes ou comprar ingressos, por exemplo.

Atualmente apenas um grupo selecionado de pessoas em San Francisco possui acesso a esse teste, mas a ambição do Facebook é que ele chegue a todos os 700 milhões de usuários do app.