Liberdade com Responsabilidade: os pilares do RH da Netflix

As pessoas são livres, desde que tenham responsabilidade

0
shares

Na minha última viagem ao Vale do Silício, pude aprender um pouco mais sobre a cultura da Netflix. É algo realmente fora da curva.

Toda a estratégia de RH da empresa é sustentada por dois mantras: liberdade com responsabilidade e mais contexto e menos controle.

E para que isso funcione, uma regra jamais pode ser quebrada. A de nunca contratar pessoas “mais ou menos”. Por mais que uma vaga demore meses para ser preenchida, ela só será ocupada pela melhor pessoa possível para aquela posição.

O fator liberdade é levado às mais extremas situações. Não são raros os casos de pessoas tiram períodos de 2 meses de férias para resolver problemas pessoais ou descansar, sem prejuízo de salário, por exemplo.

Porém, com a liberdade vem a responsabilidade. Cada pessoa possui seus objetivos. Desde que cumpram com aquilo, são livres para organizar seus horários, rotinas e tudo mais.

No outro pilar, do contexto x controle, a direção é mais importante do que regras. Periodicamente o CEO da empresa escreve uma carta com os rumos que a empresa deseja seguir.

Fazendo isso ele dá o contexto. E com a suposição de que todos têm responsabilidade, não há a necessidade de controles, uma vez que o alinhamento é claro.

Cada área da empresa é livre para tomar suas decisões sobre contratações, investimentos em estrutura, processos seletivos e diversas outras coisas.

No limite, a impressão é de que a Netflix não tem um “Departamento de RH”, como a maioria das empresas. É um processo cultural muito forte, onde os indivíduos sabem exatamente qual é o seu papel dentro da organização.

A cultura e a forma como as empresas da Nova Economia lidam com as pessoas é um fator diferencial gigantesco, em relação às demais.

Não é à toa que Google, Facebook, Apple, Netflix e outras são tão desejadas pelos melhores profissionais do mercado. Elas respeitam os indivíduos, colocando-os como protagonistas.

É por isso, também, que a StartSe organiza o RH Day, trazendo o mindset das melhores empresas do Vale do Silício para Brasil. Conhecer como elas lidam com pessoas pode fazer a diferença na hora de atrair e reter talentos, empoderar os colaboradores, e estimular a inovação.

Duas últimas coisas: acesse aqui o manifesto oficial da Netflix sobre sua cultura (https://jobs.netflix.com/culture) e conheça também todos os detalhes do maior evento de RH voltado para tecnologia e inovação do Brasil.

Clique no site oficial e inscreva-se já.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Tags

Comentários