Todo grande banco será uma fintech!

Pensar como uma fintech é fundamental para os grandes bancos

0
shares

Hoje existe uma única certeza no mercado financeiro: que todo grande banco precisa pensar como fintech, se não quiser ser incomodado por elas.

As fintechs de maior sucesso no mundo escolheram alguns ramos específicos para atuar. Com isso, elas se tornam muito mais eficientes e melhores do que os bancos, que fazem dezenas de coisas.

Mas o que as fintechs têm que falta aos bancos? O mindset da inovação. Esse mindset vem carregado de outros elementos que fazem parte da construção do sucesso de empresas como o Nubank: clientes em primeiro lugar, pessoas alinhadas com o propósito da empresa, liberdade para inovar, tolerância ao erro e muitos outros elementos.

Conversando com um amigo, executivo de banco, ele me disse: “como é que eu vou ousar inovar, se nem pra me vestir eu tenho liberdade?”

Ele continuou falando ainda sobre a tolerância ao erro. No modelo de gestão atual, se o funcionário tenta fazer algo fora do roteiro e aquilo dá errado, ele perde o emprego. Qual incentivo essas pessoas têm para criar novos produtos ou processos?

Todas as empresas do mercado financeiro que começarem a agir como startups, adicionando métodos ágeis aos seus processos, criando células de inovação independentes, desburocratizando rotinas e alinhando as pessoas no propósito, colheram coisas muito positivas.

Nós observamos estes movimentos no Vale do Silício e na China, onde mantemos filiais e de onde vêm surgindo as principais mudanças do mercado financeiro.

É incrível ver a evolução de tudo, desde concessão de crédito até meios de pagamento. Tem acompanhado a guerra das maquininhas de cartão de crédito? Isso nem existe mais na China!

Enquanto no Brasil as empresas estão disputando esse mercado, em muitos países ele já foi extinto. E será também aqui.

Nós criamos o Fintech Executive Program para ajudar a transformar o mindset dos executivos do mercado financeiro, para que comecem a pensar como as fintechs.

Isso é fator decisivo para a evolução dos negócios e para a manutenção da competitividade. Só em 2018 surgiram 4 fintechs bilionárias no Brasil e neste ano podem aparecer outras 5. Alguma coisa de especial existe na forma com que elas operam. E você pode aprender isso!

Candidate-se a uma das 20 vagas do programa. São 3 dias de estudos e trabalhos intensos, analisando e aprendendo com os maiores cases do mundo.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários