Um cliente que pode dar até 5 anos em faturamento fixo para sua startup - que poucos empreendedores conhecem…

0
shares

Se você tem ou planeja criar uma startup no futuro, imagine o seguinte cenário:

Um simples contrato, do dia pra noite, ser capaz de multiplicar seu faturamento em várias vezes e seu produto ou serviço passar a atender milhares, às vezes milhões, de clientes…

Incrível, não acha?

Se você tem uma solução inovadora e quer aumentar o alcance do seu negócio e também de novos clientes, enxergar o governo como um potencial cliente pode ser a melhor coisa a se fazer.

Por quê? Bem os benefícios são vários, mas dentre eles:

  • Seu negócio terá um contrato de serviço longo (chegando a 5 anos) com um contratante que é um pagador regular, ou seja: você pode confiar de que receberá aquele valor durante todo período de contrato;
  • Seus serviços estarão disponíveis a milhares, talvez milhões, de clientes. Algo que pouquíssimas startups conseguem em um período tão curto;
  • Isso fortalecerá seu negócio para possíveis investidores, parcerias e futuros clientes, já que o alcance da sua empresa aumentará e você será vista como uma empresa séria e confiável por trabalhar diretamente com o Governo.

O atual Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, lamentou a burocracia do setor para fechar contratos com startups através de processos licitatórios atuais:

"Se alguém chega com um projeto com proposta de economizar 200 milhões de reais por ano para Minas, não temos condição de aceitar, pelo processo de licitação, pela resistência do próprio funcionalismo, pela cultura que se opõe a mudanças mais abruptas”, afirmou o Governador em recente debate no Brazil at Silicon Valley, na Califórnia.

Entretanto, não fique desanimado com isso, porque esse processo está prestes a mudar (e de forma bem rápida):

Fonte: Folha de S.Paulo

Esse marco legal promete mudar radicalmente a maneira do Governo - estadual, municipal e federal - pode contratar startups de uma forma mais rápida, regulada e sem ferir a legislação atual.

Dentre os 4 pilares desse marco (você pode conferir cada uma delas aqui) um em especial pode aumentar o número de startups parceiras do Governo: as contratações públicas.

Uma das propostas do Marco Legal propõem criar mecanismos que permitam à administração pública contratar startups. Uma das ideias iniciais é liberar contratações em fases de testes, onde a empresa oferece o serviço por um prazo inicial (6 meses, por exemplo) e, em caso de sucesso, o contrato é fechado oficialmente.

Isso é bom por vários motivos:

  • Abre espaço para startups novas no mercado e até sem grandes investidores por trás tenham chances iguais de competir por um contrato com o governo;
  • Acaba com o fator "risco" que a esfera pública geralmente tem ao contratar empresas novatas e com soluções tão inovadoras no mercado; e
  • Uma vez o contrato fechado, a contratada ganha credibilidade no mercado e o ecossistema de startups como um todo ganha mais força de atuação na esfera pública, afinal, o governo oficialmente está mostrando que essa parceria funciona.

Hoje funciona basicamente dessa forma: uma startup nova no mercado com uma solução inovadora não pode ser contratada pelo estado. Porque a lei exige um tempo mínimo de existência da empresa no mercado (mais outros critérios burocráticos) que a impedem de participar da licitação.

Isso prejudica ao mesmo tempo: startups, que perdem um dos maiores clientes que ela poderia ter (o poder público); o governo, pois abre mão de uma solução que poderia ajudar e muito a esfera pública; e a população que não aproveita soluções inovadoras e muito mais ágeis por que a empresa é iniciante no mercado.

Situação complicada para qualquer empreendedor, não acha?

O lado bom é que esse Marco Legal para Startups tem previsão de ser enviado para Consulta Pública e Congresso Federal ainda este mês.

E 2019 marcar uma nova realidade para startups e Governos de todo o país.

Quer aprender como você pode fazer negócios com o Governo quando esse novo Marco for aprovado?

Os ganhos e garantia que você pode ter que nenhum cliente pessoa física ou empresa pode te oferecer além da esfera pública?

Ou saber como você pode se aproximar dos governos como no caso de Minas Gerais, que mesmo com a atual regulação está conseguindo mais eficiência em todos os setores com ajuda e incentivo às startups?

E conseguir para o seu negócio o melhor e maior cliente que a sua startup pode ter: o Governo…

Para responder essas e outras questões, no dia 24 de abril agentes públicos e startups de todo Brasil estarão reunidos no GovTech Conference, em São Paulo.

O maior evento de tecnologia para este setor, só lá você terá acesso a:

  • Startup Village: feira com as principais startups do setor para apresentar projetos e fechar contratos com o governo;
  • Acesso a mais de mil participantes das mais diversas áreas e mercados para você fazer networking (e sair de lá com soluções para o seu negócio);
  • Os maiores gestores públicos inovadores do país, para mostrar como é possível usar a tecnologia e fazer a diferença em um ambiente ainda tão burocrático;
  • Happy Hour pós-evento: um espaço destinado para você interagir com os participantes do evento e empresas e saírem de lá com uma proposta de negócio ou até mesmo um negócio fechado!
  • Além de ter acesso a informações e insights cuidadosamente selecionados pela equipe da StartSe (com base no que há de mais inovador no Vale do Silício e China e que poucas pessoas têm acesso no Brasil)

Ali estarão representantes de todas as esferas do Governo e outras instituições, como Brazil LAB, MBA Mobi, Prefeitura de São Paulo, Fábrica de Negócio, Finep.

Também estará presente o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que está conseguindo gerir um estado com mais de 20 milhões de habitantes utilizando o modelo e soluções das startups.

Confira aqui toda a Programação Oficial do Evento e tudo sobre os Palestrantes Confirmados.

Aproveite que estamos com um lote promocional por tempo limitado onde você garante o ingresso com 40% de desconto.

Ali pode estar a chance de você se aproximar dessas esferas e fechar o melhor contrato para a sua empresa.

Te esperamos lá.

Junte-se a mais de 400.000 Empresários e Profissionais Para Conhecer os Negócios Mais Disruptivos do Mundo!

switch-check
switch-x
Nova Economia
switch-check
switch-x
Empreendedores
switch-check
switch-x
Investimentos
switch-check
switch-x
Startups
switch-check
switch-x
Ecossistema

Comentários