6 tendências tecnológicas que chegam com força em 2016

Avatar

Por Paula Zogbi

6 de janeiro de 2016 às 11:15 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Elon Musk, CEO da SpaceX, está trabalhando para que as pessoas sejam capazes de passar férias em Marte um dia. Em julho, Mark Zuckerberg disse que um dia os humanos conseguirão falar usando apenas a mente e acessar a internet por meio de lasers oriundas de instrumentos orbitando a Terra.

Enquanto nada disso acontece, a tecnologia tem evoluído cada vez mais rapidamente. Neste ano, veremos muitas novidades em gadgets que ainda não são amplamente usados e a chegada de algumas ferramentas amplamente aguardadas.

Entre realidade virtual e carros inteligentes, veja algumas das previsões mais prováveis para este ano, compiladas pelo MarketWatch.

1. Realidade virtual e realidade aumentada

Como a Samsung já provou com o lançamento dos seus Oculus VR no Brasil em dezembro, 2016 é o ano em que a realidade virtual será um produto de consumo em larga escala.

Na feira maior feira especializada do mundo, a Consumer Electronics Show (CES), que começou nesta quarta-feira em Las Vegas, há 46 expositores de produtos relacionados à realidade virtual neste ano. Isso é um aumento de 68% com relação ao ano passado.

Em 2016, também veremos um grande incremento nesta tecnologia, conforme os esforços para que as pessoas se sintam em outros lugares aumentam. Outra novidade serão as câmeras 360° para filmagem amadora pela GoPro.

Já no campo da realidade aumentada, o ano pode ver o lançamento do gadget Hololens, da Microsoft, além de aplicativos utilizados no ambiente profissional que serão apresentados na CES.

2. Gadgets vestíveis

Já é possível adquirir seu próprio smartwatch, mas em 2016 pode haver novidades no campo da tecnologia vestível no dia a dia.

Na CES, há 33 expositores deste tipo de gadget – em 2015, foram 12. A ideia é adicionar sensores em diversas peças, que poderão ser usadas para fins de saúde e atividades empresariais, por exemplo.

3. Carros inteligentes

Na CES, o espaço destinado à tecnologia automotiva é o equivalente a 3 campos de futebol. Um recorde.

Os veículos autônomos ainda podem demorar para passear sozinhos por aí, mas há muitos motivos para acreditar que 2016 será um ano importante para os carros inteligentes.

Um deles é o anúncio, feito no dia 4 de janeiro, de que a Ford e a Amazon estão conversando sobre este tipo de tecnologia, além da empresa destacar que não quer mais ser uma “montadora tradicional”.

4. Inteligência Artificial

Siri, Cortana e a tecnologia “machine learning” do Google são algumas das tecnologias de inteligência artificial que vemos nos produtos que já existem no mercado. Mas a AI continua a evoluir a caminho dos robôs.

Na CES, 23 expositores apresentam robôs em 10.000 metros quadrados, um incremento de 71% com relação ao ano passado.

5. Drones

Na CES, os 29 expositores de drones estão mostrando tecnologias mais avançadas, como rastreamento e sensores mais acurados.

Os drones estão cada vez mais próximos do consumidor. Nos EUA, a estimativa é que sejam mais de 1 milhão deles vendidos na temporada de compras de 2015.

6. Celulares ‘auto-carregáveis’

A feira em Las Vegas apresenta novas tecnologias que permitem que celulares sejam carregáveis através de diferentes frequências de comprimento de onda.

A companhia japonesa KDDI e a Ossia também chegam com um produto, chamado Cota, que recarrega automaticamente os celulares por transmissão de dados através de roteadores.