6 projetos inovadores do Facebook em 2015

Avatar

Por Paula Zogbi

9 de novembro de 2015 às 11:20 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Mark Zuckerberg e o Facebook estão em um bom momento. Na quarta-feira passada, a maior rede social do mundo, divulgou um salto de 40,5% na receita, que atingiu US$4,5 bilhões. Nada mal.

Para chegar a esses resultados, a companhia tem investido em novos formatos de anúncios e outras tecnologias, para os usuários comuns e corporativos. O site CNBC separou uma lista de alguns dos produtos mais relevantes que vem sendo produzidos pelo Facebook em 2015. Confira:

1. Inteligência Artificial

O Facebook está testando uma ferramenta de inteligência artificial para conseguir responder questões sobre fotos publicadas pelos usuários, tecnologia voltada a pessoas cegas. Os executivos da companhia descreveram o produto como uma forma de ensinar computadores a entender aspectos da percepção visual humana.

“Já existe tecnologia para que seu computador leia a legenda de uma foto, mas se você tem uma deficiência visual, você quer saber mais”, disse Mike Schroepfer, diretor de tecnologia da companhia.

2. Realidade virtual

A recente aquisição da Oculus VR pelo Facebook está dando o que falar. Na semana passada, Schroepfer chegou a dizer que planeja construir uma máquina de “teletransporte”.

Na quarta-feira, durante a divulgação dos resultados, Zuckerberg disse que esse tipo de tecnologia demora para ser desenvolvido. Mas a companhia quer popularizar a ferramenta o mais rápido possível.

3. Compensação em vídeo

Você publica vídeos no Facebook? A rede social pretende começar a pagar os usuários pelo conteúdo audiovisual que publicam, de acordo com Zuckerberg.

Na divulgação de resultados, ele afirmou: “para conteúdo premium, daremos parte da receita sobre o número de visualizações aos responsáveis pela publicação, e tivemos bom feedback a respeito disso até agora”.

4. WiFi via satélite

O CEO também anunciou que a companhia quer enviar acesso à internet via WiFi para as pessoas diretamente do espaço. Para tanto, a companhia fez uma parceria com a Eutelsat, francesa que fabrica satélites. O satélite que fornecerá acesso à internet para a África Subsaariana tem previsão de lançamento para 2016.

5. App Notify

No mundo das notícias, o Faceook pretende lançar um app independente em parceria com veículos como Vogue, Washington Post e CNN. O aplicativo, chamado Notify, avisará as pessoas a respeito do conteúdo publicado por grupos de mídia, e já está para ser lançado nas próximas semanas.

6. Novas ferramentas de busca

Batendo de frente com o Google, o Facebook anunciou no mês passado algumas novas ferramentas que buscam facilitar as buscas dos usuários dentro das redes sociais.

A ideia é indexar todos os 2 trilhões de posts das redes sociais, que incluem notícias, fotos, vídeos e textos de amigos e personalidades. A função promete facilitar o acesso a conteúdos antigos e novos, e o Facebook garante o direito à privacidade para quem não quiser entrar neste “catálogo”.