5 startups brasileiras de fintech que você deve ficar de olho

Avatar

Por Júlia Miozzo

16 de dezembro de 2015 às 13:10 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

O uso da tecnologia no segmento de finanças tem se mostrado extremamente eficiente para o consumidor e cliente, que vê processos burocráticos serem simplificados e até mais acessíveis. Ele ocorre por meio das chamadas fintechs: as empresas e startups que oferecem esse tipo de serviços e produtos. Somente no Brasil, já são mais de 150 atuando no setor de pagamentos, empréstimos, gestão financeira, seguros, etc. Elas estão, inclusive, ameaçando os negócios bancários tradicionais.

Uma das mais famosas é a operadora de cartão de crédito Nubank, que oferece um cartão de crédito sem taxa de anuidade e cobrança de juros mais baixos do que a média no mercado. Além disso, o cartão é controlado totalmente através da internet, seja pelo site ou aplicativo, sendo possível alterar o limite do mesmo e bloqueá-lo.

Outras startups brasileiras têm se mostrado inovadoras também na área de finanças. Confiras algumas das que valem a atenção:

Stone
A ideia da startup é quebrar o duopólio das operadoras Cielo e Rede e trazer uma empresa 100% brasileira para o mercado de cartões de crédito. Ela é autorizada pela Visa e Mastercard a realizar transações e tem como diferencial conseguir atender tanto através de meios virtuais quanto de forma física. Ela também se destaca por oferecer serviços capazes de otimizar o processo de vendas – e, principalmente, por ter despesas menores com processamento.

F(x)
Criada no início deste ano, o objetivo desta startup é facilitar a intermediação entre empresas e financiadores. Através do cadastro no site, os bancos colocam informações sobre o tipo de crédito que estão dispostos a conceder, enquanto as empresas criam um perfil com informações sobre seu negócio e o tipo de crédito que procuram.

O algoritmo, então, é capaz de cruzar os dados colocados por ambos os lados e conecta os que tiverem maior semelhança entre si. Atualmente, já são mais de R$ 100 milhões em crédito disponível para ser liberado.

Pagar.me
A startup foi considerada uma das mais inovadoras no ano passado pelo prêmio The Innovation Project, em Harvard. Ela fornece a infraestrutura necessária de pagamentos completa para e-commerces. Com essa infraestrutura, é possível que as empresas aumentem suas taxas de conversão em até 25%, sem ter que fazer a contratação de cada etapa do processo de pagamento separadamente.

Contabilizei
Toda a burocracia associada ao processo de fazer a contabilidade passa a não existir com a Contabilizei, que funciona como um escritório online. Ela possui uma ferramenta que barateira, agiliza e simplifica o processo contábil de todos os tipos de empresa no país.

Entre suas funções estão a automatização de emissão de nota fiscal eletrônica, controle de resultados e guias on-line de impostos.

KiiK
Com a intenção de agilizar o pagamento em alguns tipos de estabelecimento, a startup oferece uma plataforma que permite que o consumidor pague através de seu smartphone. O sistema captura um QR Code através da câmera do celular e realiza o pagamento com um cartão de crédito já cadastrado no app.

Mensagem para você:

Esse é o poder das fintechs: usar e analisar dados e tecnologia para poder melhorar a vida das pessoas, com um compromisso ímpar do que é melhor para o cliente. Não é à toa que as fintechs estão se tornando cada vez mais presentes – e é para mostrar isso que criamos o Fintech Class, um evento que contará com diversas fintechs para tratar do tema, entre as quais, o próprio GuiaBolso. Se te interessou, basta clicar aqui.

[php snippet=5]