5 Passos para crescer no Instagram

Usar ou não o Instagram?

Avatar

Por Isabella Câmara

1 de abril de 2016 às 15:27 - Atualizado há 4 anos

O Instagram é a rede social do momento, além de crescer rapidamente, o uso de hashtags aumenta o alcance orgânico das suas postagens e a integração com o Facebook permite que você compartilhe não só postagens, mas também o gerenciamento das propagandas patrocinadas de uma forma integrada, parece a rede social perfeita, certo?

Não é bem assim!

Diferente do que muitas pessoas pensam o Instagram não é essa festa toda, ter um perfil do Instagram que seja útil para o seu negócio (Leia: Gere clientes), é algo que demanda paciência e planejamento. Não adianta ir agora correndo criar o seu perfil, em alguns casos, ter um Instagram não é nem ao menos necessário ou recomendado para o seu negócio. Mas não se preocupe, hoje é o dia em que te ajudarei a descobrir se o Instagram é ou não uma rede social que você deva explorar e como fazer isso!

Usar ou não o Instagram?

Assim como qualquer outra rede social ou canal de comunicação, o Instagram do seu negócio possui duas utilidades principais:

1 – Se comunicar com pessoas interessadas no que você oferece;

2 – Transformar pessoas interessadas em clientes.

Sendo assim, de nada adianta alocar tempo e esforço (e muitas vezes dinheiro) para criar e gerenciar um perfil no Instagram para a sua empresa, caso o seu público não esteja no Instagram.

Dessa forma, o primeiro passo para desenvolver sua estratégia no Instagram é descobrir se ele é uma mídia necessária e interessante, para isso é importante conhecer o seu público, e nós temos um artigo incrível sobre como fazer isso, que você pode conferir clicando abaixo.

Saiba como definir o seu público alvo!

Crie uma identidade

O Instagram é visual, você pode até trabalhar em legendas bacanas para suas postagens, mas o peso final, o elemento que causa impacto de verdade será a foto ou o video que você está postando. Por isso é importante trabalhar o conceito de “Branding”, ou a identidade visual da sua marca.

Esse é o um conceito muito amplo e pessoalmente, recomendo a leitura de um artigo muito bacana do pessoal da Endeavor a respeito:

Acesse o artigo clicando aqui!

Mas para começar vão algumas dicas:

1 – Mantenha um padrão de cores (Cor base e de destaque nas suas postagens);

2 – Use sua logo, mas com moderação (Coloque uma logo ou marca d’água nas imagens e vídeos);

3 – Use uma #Hashtag característica (Use uma Hashtag própria para identificar sua marca).

Com essas 3 dicas básicas você com certeza, vai conseguir melhores resultados no Instagram, pois seus seguidores serão capazes de reconhecer sua marca e gerar mais engajamento.

É sobre qualidade

O Instagram é sobre qualidade e não quantidade, não faça um milhão de postagens diárias, o ideal é fazer de 1 a duas postagens em horários estratégicos, para manter o engajamento e ajudar no crescimento da sua conta.

Caso você tenha uma fanpage você pode se basear nos horários de maior atividade dela, para definir os melhores horários para postar no Instagram, para isso basta acessar o endereço da sua página no Facebook, clicar em Informações e no menu a direita em “Publicações”, veja abaixo como fica o gráfico de interação do Empreenda Junto.

Captura de tela 2016-03-31 14.29.40

 

Caso ainda não tenha uma fanpage, você pode fazer seguir esses três passos:

1 – Crie uma Fanpage agora;

2 – Acesse o super post do Viver de blog sobre os melhores horários para publicar nas redes sociais;

3 – Continue a leitura.

Além disso, é importante usar imagens com dimensões adequadas (quadradas e com pelo menos 800×800 pixels) ao publicar, para garantir uma boa qualidade para seus seguidores. Eu costumo usar a ferramenta Canva para isso, na verdade, eu crio todas as imagens que usamos em nossas redes sociais (E a que usei para ilustrar esse post) nela, você pode acessar e usar de graça diretamente no seu navegador.

Conheça o Canva

Seja ativo

Recentemente o algoritmo que o Instagram usa para mostrar as fotos no feed dos usuários mudou para ficar mais parecido com o do Facebook e isso impacta diretamente na estratégia de uso profissional do Instagram. Antes as postagens eram mostradas em ordem cronológica para os usuários, agora elas aparecem com base em interesse. Ou seja, caso o usuário não tenha um bom engajamento com a sua conta, ou com as hashtags que você usa o alcance orgânico será drasticamente reduzido.

Por isso é importante manter sua conta ativa, comentando e respondendo seus seguidores, postando de forma regular e preferencialmente interagindo com outras contas (Dando likes/comentários/seguindo), com isso o novo algoritmo será uma vantagem para você.

Uma boa forma de otimizar isso é usar ferramentas pagas, como o InstaRocket, uma plataforma que permite automatizar seu Instagram (ou você acha que aquele super empreendedor fica pessoalmente dando like em 100% das fotos de quem usar sua hashtag assinatura?), além de sistemas de comentário, follow e unfollow. O preço de 99 reais por mês é bastante acessível e o retorno gerado incrível.

Por isso, recomendo fortemente que você considere o uso da ferramenta no seu negócio (E não, não estou sendo pago para isso, estou recomendando algo que vai ajudar o seu negócio!).

Conheça o InstaRocket (E teste de graça por 3 dias)

Tenha um plano

Tudo isso que eu falei até aqui não irá adiantar de nada, caso você não tenha um plano de uso do seu Instagram. Assim como qualquer outra rede social, ou forma de mídia, o uso do Instagram precisa se traduzir em retorno para o seu negócio, e para mensurar esse retorno e avaliar se esforço está sendo recompensado.

Nós do Empreenda Junto fizemos uma pesquisa no Instagram que contou com 3200 respostas. Para você ter uma ideia 70% de quem respondeu afirmou usar o Instagram para fins profissionais, e desses 100% afirmou NÃO TER UM PLANO DE CRESCIMENTO.

É importante que você entenda que o Instagram é uma ferramenta, como tal ele não faz milagres, não importa que seu público esteja no Instagram, que você tenha um bom produto ou que você se dedique a isso. Caso você não saiba de forma clara onde quer chegar e como vai medir isso, no final, vai acabar não saindo do lugar.

Aqui vou deixar um checklist rápido de coisas que você deve considerar para montar um plano no Instagram:

Antes de tudo, responda sobre hoje:

1 – Quantos seguidores você tem?
2 – Quantas curtidas suas fotos recebem em média após 24 horas de postadas?
3 – Em média quantos comentários suas fotos recebem nesse período?
4 – Quantos negócios você começa pelo Instagram por mês?

Agora pense em 3 intervalos de tempo:
Por exemplo: 1 mês, 3 meses e 6 meses.

E pense: O que quero responder para essas perguntas nesses intervalos?

Pronto, agora você tem um objetivo, o primeiro passo para poder realmente crescer não só no Instagram, mas com o seu negócio!