5 Formas de usar Pokemon Go no seu negócio

Avatar

Por Isabella Câmara

5 de agosto de 2016 às 04:32 - Atualizado há 4 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Com o lançamento oficial de Pokémon Go no Brasil, as oportunidades de uso do app de maior sucesso do momento também chegam para negócios nos mais diversos nichos. No momento a comoção ao redor do jogo é bastante significativa, permitindo que ações bem executadas gerem retornos incríveis mesmo com um orçamento financeiro muito baixo ou mesmo nulo. 
Nesse artigo irei listar 5 formas como você pode tirar proveito da onda do momento para ampliar o alcance do seu negócio e surfar no sucesso de Pokémon Go

1 – Usando “Lures”

O grande objetivo de Pokémon Go é capturar e evoluir o maior número de Pokemon para capturar ginásios e se tornar um mestre. Porém nem sempre é fácil encontrar os bichinhos por aí, nas ultimas atualizações a Niantic retirou uma funcionalidade que ajudava os treinadores a encontrarem pokemon próximos, e isso aumentou ainda mais o valor dos lures para os treinadores, que nada mais são do que itens que atraem mais pokemon para próximo das áreas onde foram instalados
Portanto, caso você tenha um negócio físico ou esteja planejando uma ação no “mundo real”, encontrar um pokestop em um local estratégico e usar um lure module para atrair mais pokemon e consequentemente treinadores. Nos EUA uma pizzaria conseguiu um aumento de 75% nas vendas ao investir somente 10 Dólares nessa estratégia.

2 – Usando em ações de Marketing Digital

Referências de jogos e cultura pop costumam ser ótimas para a vitalização e agora com PokemonGo elas se tornam ainda mais populares. Como a concorrência é grande é preciso ser criativo, mas o uso de pokemon em ações nas redes sociais tem um grande potencial.
Um exemplo recente foi a Sweety Ice que divulgou a existência de um pokemon raro dentro de uma loja usando seu facebook e o post viralizou quase que instantaneamente. 

3 – Criando complementos

Essa é uma dica que funciona principalmente para quem tem habilidades como desenvolvedor, mas criar ferramentas que ajudem os treinadores pode ser uma ótima forma que ganhar visibilidade ou até começar um novo negócio na onda do Pokemon GO.
Um exemplo é o app PokeJoin que ajuda treinadores a combinarem eventos para capturarem pokemon com amigos, aumentando a segurança ao sairem para caçar em grupos, e ajudando a conhecer novas pessoas.

4 – Criando serviços

Já temos Uber de Pokemon, pessoas que caminham para chocar os poke eggs para você, e até “treinadores profissionais”, que você pode contratar para capturarem todos os pokemons na sua conta.
No Brasil um motoboy no Ceará iniciou o serviço de mototaxi de pokemon, onde ele anda pela cidade com treinadores para encontrar o maior número de pokemon possível.

5 – Ações baseadas nos times

Ao chegar no LV5 no jogo, os treinadores precisam escolher por um dos três times disponíveis, Nos EUA e Europa já é comum promoções e preços diferenciados baseados nos times de cada um, desde descontos, produtos gratis, ou mesmo preços maiores para times rivais.
Agora que o jogo chegou no Brasil, pode ser uma ótima oportunidade adotar a mesma estratégia no seu negócio.

Considerações

Pokemon Go é uma febre no momento, porém tudo indica que a fama atual não irá durar muito, mesmo o jogo sendo um sucesso, as reclamações já são comuns por parte de bugs e problemas, além de se tornar repetitivo após um tempo. Fora isso, como quase tudo, alguns meses após o lançamento boa parte da animação deve cair e o número de jogadores se estabilizar em um patamar mais realista.
Portanto ficam aqui duas dicas extras para tirar o máximo proveito do PokemonGo para o seu negócio.
Primeiro: Aproveite o lançamento no Brasil agora para extrair o máximo de valor do jogo, as estratégias provavelmente vão perder eficácia a medida que ele deixar de ser uma novidade!
Segundo: Fique de olho nas próximas novidades e atualizações, grandes mudanças no jogo, geralmente significam um novo pico de animação e novas oportunidades!

Agora é com você!

Como você usaria PokemonGO no seu negócio?  Como tiraria vantagem dele para vender mais ou aumentar sua presença e divulgar sua marca?
Tem uma ideia relacionada a PokémonGo ? Coloque ela no Empreenda Junto e tire do papel!
Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]
E por último, não esqueçam de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook! Lá poderemos debater tecnologia, inovação, startups, empreendedorismo e criar um ambiente saudável de troca de opiniões e networking!