5 dicas de prospecção de clientes em startups B2B (explico com vídeo!)

Foque no Nicho, use e abuse das Redes Sociais, saiba sair do Online e encontrar cliente Offline e não esqueça de pedir indicações

Avatar

Por Talita Lombardi

18 de outubro de 2016 às 14:04 - Atualizado há 3 anos

Oi gente!

A partir de hoje, vou trazer muito conteúdo legal para os leitores aqui do StartSe! E para começar eu preciso falar sobre Vendas B2B, assunto muito relevante quando pensamos em empreendedorismo e startups. A barreira que temos ainda é prospectar clientes e para isso vou deixar 5 dicas que podem te ajudar e um vídeo explicando com mais detalhes cada uma delas.

Nicho

Normalmente a dor de um cliente de nicho é igual de um lead para o outro lead, quanto mais específico você for no começo, mais chances você tem de dominar aquele mercado. Exemplo: Você é um meio de pagamento e começa focando nas micro empreendedoras… Entregue solução e  valor à um pequeno grupo, entendendo as necessidades dele e desenvolvendo soluções a partir dos constantes feedbacks (não do que você acha melhor, escute seu cliente!). Dessa forma, pode conseguir blindar e crescer de forma constante. O crescimento B2B não é viral, mas ele quando acontece, é mais difícil de perdê-lo… Nem uma empresa quer mudar de fornecedor o tempo todo.

Redes Sociais

Usem e abusem o LinkedIn para descobrir quem é a pessoa certa para falar na empresa que deseja prospectar… O acesso é fácil, mas nem sempre as pessoas estão dispostas a falar com todo mundo, pois assim como eu e você, milhares de outras pessoas estão interessadas em falar com esse “lead” tão precioso e para conseguir a atenção das pessoas pulamos para o próximo item, da Objetividade.

Objetividade

Nada de abordagens gigantes, muito técnicas e cheias de informações. Escreva um texto que pode ser lido em no máximo 30 segundos, o que dá cerca de um parágrafo e use ele para mandar e-mail, mensagens nas redes sociais…  (vejam o vídeo que fiz sobre como escrever e-mail de prospecção).

O2O

Pare de esperar o cliente responder o seu e-mail ou sua mensagem! Pegue o telefone e ligue para ele. Aqui no Brasil, ainda temos muito contado do mundo on-line que convertem no mundo off-line… Isso tem mudado bastante, mas quando você perceber que o cliente demora para te responder, é hora de voltar à moda antiga e agendar uma reunião presencial (quando for um lead de grande relevância para seu negócio).

Indicação

Melhor do que agendar uma reunião com um lead é chegar em uma reunião indicado por alguém! Comece agora mesmo a fuçar os amigos dos seus amigos nas redes sociais, você vai se espantar com a quantidade de pessoas que poderiam ser apresentadas para você diariamente. Uma outra forma é pedir para seus clientes te apresentarem para outros clientes.

Bons Negócios!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

Youtube de Negócios

StartupsStars

E-mail: talita@startupsstars.com