3 Passos para usar o Facebook a favor da sua Startup

Avatar

Por Isabella Câmara

14 de março de 2016 às 21:59 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

O Facebook não é a única rede de captação de usuários ou leads para startups, porém seu baixo custo e elevado número de usuários a torna aquela atualmente mais atrativa.

O problema é que muitas vezes esse baixo custo vem com uma surpresa indesejada: a baixa qualidade dos leads gerados. O facebook possui muitas armadilhas na hora de se anunciar, além de recursos “escondidos” ou que poucas pessoas usam, e de alguns outros que precisam de uma combinação de fatores para poderem ser utilizados.

Nesse artigo, vou apresentar 3 dicas que você pode usar para otimizar o uso das ferramentas de anúncio do facebook para sua startup sem precisar já ter uma super base de fãs, e-mails ou contratar um especialista.

 

1. Audience Insights

O Facebook tem uma ferramenta muito útil para anunciantes mas que grande parte do público não conhece. O Audience Insights. Com essa ferramenta, você pode estimar o tamanho da audiência que seus anúncios vão alcançar, além de descobrir um pouco mais sobre seu público.

 

Para acessar a ferramenta clique no link: https://www.facebook.com/ads/audience_insights/

 

Com o uso da ferramenta, você pode informar dados básicos sobre seu público e receber “insights” sobre ele, como estado civil, tipo de aparelhos usado (desktop, mobile), escolaridade, e até mesmo páginas que ele curte no facebook.

Facebook Insights

Facebook Insights – Pesquisando sobre mães com interesse em empreendedorismo

 

2. Segmentação “avançada”

Que um anúncio pode e deve ser segmentado para seu público, acredito que todo empreendedor saiba. Porém, você sabia que pode segmentar seguindo uma série de combinações condicionais?

 

Por exemplo, ao invés de simplesmente indicar todos os interesses do seu público, você pode criar condicionais para que eles tenham “todos” os interesses listados, ao invés de ao menos um deles, como é padrão dos anúncios.

 

Observe a imagem abaixo.

fb campanha

Com os mesmos interesses e configuração diferente, o meu público estimado caiu de 26 milhões para 1,8 milhão de pessoa no Brasil.

 

Ao contrário do que alguém sem experiência com o Facebook ADs poderia pensar, isso se traduz em menores custos e maior qualidade nos meus anúncios, já que assim posso garantir que ele vá chegar a quem realmente importa.

 

Não existe segredo algum, apenas o uso correto das ferramentas disponíveis. Na hora de segmentar os anúncios que cria no facebook, separe os indicadores de interesse do seu público em “gerais” e “específicos”. Informe primeiro os interesses gerais, em seguida clique em “Narrow Further”, e, na nova janela, informe os interesses específicos.

 

Na maioria dos meus anúncios, costumo usar até 3 “camadas” de segmentação, sendo a ultima composta por páginas que meu público costuma curtir (que eu descobri através do Facebook Insights) e que tenham relação com meu negócio. Com essa estratégia, meus custos por clique e conversão já caíram mais de 50% no facebook em menos de 1 mês.

 

3. Não anuncie de madrugada

As pessoas também dormem! Por mais que você e centenas de conhecidos costumem passar noites em claro, o tráfego de usuários cai consideravelmente durante as madrugadas e em certos horários do dia, basta observar o gráfico de atividade abaixo.

facebook-convos

O gráfico mostra uma queda acentuada nos níveis de atividade dos usuários da rede durante as madrugadas, ou seja, anunciar na madrugada é anunciar “para ninguém”. Portanto, a menos que você esteja vendendo algo que seja do interesse de pessoas com insônia, é altamente recomendável que configure para que seus anúncios não sejam mostrados durante a madrugada.

 

Mas para fazer isso é preciso estar atento a um pequeno “truque”. O Facebook só permite a configurações de horários de exibição para posts cujo o sistema de faturamento seja “Life time”, ou seja, que você determina um prazo de duração do anuncio e o valor total que vai gastar. Posts com “Daily budget” ou Valor diário não podem ter seu horário de exibição customizados, sendo mostrados ao longo do dia (e madrugadas). Para “burlar” isso é simples: Pense em quanto você vai gastar por dia e por quanto tempo vai mostrar o anuncio. Vamos dizer Que quer gastar 20 reais por dia durante 1 semana.

 

Segmente seu anuncio como de costume (siga as dicas do passo 2) e na hora de configurar os valores a serem gastos, ao invés de informar “Daily budget” como 20 reais, configure seu anuncio para “Lifetime Budget” com o valor de 140 reais.

Captura de tela 2016-03-14 19.22.07

Em seguida desça até a seção “Ad Scheduling” e selecione a opção “Run ads on a schedule”e informe os horários nos quais sua propaganda deve ser exibida. Os horários deixados em branco são aqueles nos quais nenhuma campanha será mostrada.

 

Captura de tela 2016-03-14 19.21.28

4. Um bônus

Essa quarta dica é mais uma constatação, mas eu recomendo fortemente que, caso sua intenção com campanhas seja conquistar usuários ou fãs para uma base inicial, e após validar sua campanha (definir público, imagens e etc), você invista valores altos em um curto espaço de tempo ao invés de um pouco todos os dias por um mês.

 

Quanto mais você investir por dia no facebook, maior seu alcance e menores seus custos unitários. Isso acontece pois você enfrenta “menos competição” a medida que seu investimento aumenta.

 

Por fim, quero deixar claro que não sou especialista no Facebook, sou um empreendedor e desempenho o pepel de gerir com muito cuidado os recursos das minhas startups. Por diversas razões, optamos por cuidar de nossas redes sociais por contra própria ao invés de terceirizar isso, o que me faz ter que aprender as melhores técnicas para ter um bom retorno em relação ao nosso investimento. O que fiz aqui foi compartilhar os frutos da minha experiência 100% prática com você! (Sim eu faço absolutamente tudo que te recomendei fazer aqui).

 

Espero que esse artigo ajude você a atingir melhores resultados com as campanhas no facebook da sua startup!

 

Gostou desse artigo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e de conhecer o portal Empreenda Junto. Acesse agora e encontre a ajuda que faltava para tirar suas ideias do papel!