Startup do Cubo: Recruta Simples ajuda no recrutamento de empresas

Uma plataforma com foco em vagas de perfil mais operacional, criada para atender às necessidades de recrutamento de micro, pequenas e médias empresas

0
shares

O Cubo Coworking Itaú recentemente comemorou seu primeiro aniversário e promoveu um evento para empreendedores, investidores, representantes de grandes empresas, imprensa, startups e influenciadores do ecossistema. O StartSe esteve lá e teve a oportunidade de conhecer de perto as residentes da casa e seus projetos inovadores. Queremos te contar uma por uma, por isso damos início a série Startups do Cubo. A de hoje é a Recruta Simples.

Trata-se de uma plataforma com foco em vagas de perfil mais operacional, criada para atender prioritariamente às necessidades de recrutamento de micro, pequenas e médias empresas, mas que também vem atraindo empregadores de grande porte interessados nas facilidades do sistema e na capilaridade que ele proporciona para encontrar profissionais Brasil afora.

Como o próprio nome anuncia, a grande vantagem do Recruta Simples reside na praticidade da ferramenta para os anunciantes das vagas e também para quem está procurando colocação ou realocação no mercado de trabalho. Do cadastramento das oportunidades à análise dos currículos, tudo é feito de forma descomplicada, visando facilitar a interface para aqueles que ainda têm menor familiaridade com o ambiente digital.

“Queremos contribuir ativamente para a evolução dos processos de recrutamento e seleção das micro, pequenas e médias empresas. Um universo que ainda requer um esforço no sentido de tornar mais digital, assertiva e ágil a captação de profissionais para tocar e alavancar esses negócios”, observa Vinícius Poit, administrador de empresas pela EAESP-FGV e sócio-fundador do Recruta Simples. “Digitalizar o empreendedor é fundamental para incrementar a eficiência econômica do país. Nosso desafio é aumentar a liquidez do mercado, de modo que as empresas possam encontrar mais rapidamente os candidatos corretos”.

Preenchendo os formulários do sistema, tanto os contratantes quanto os candidatos se habilitam a ingressar em um mundo de possibilidades. Isso porque a startup funciona como uma orquestradora, estabelecendo a conexão de seu sistema com um universo de mais de 60 parceiros; dos quais fazem parte sites de emprego, redes sociais, sites regionais e de nicho. A inteligência agregada à divulgação das vagas inclui customizações para alcançar o perfil de candidato requerido, no local desejado, o que torna o recurso útil para empresas de todos os portes.

No que se refere ao candidato, a simplificação também é crucial. O Recruta Simples se propõe a abranger uma ampla gama de cargos, incluindo funções operacionais da base da pirâmide e as que servem de porta de entrada para o mercado de trabalho.

“Buscamos desenvolver uma ferramenta prática, com interface amigável e de fácil usabilidade. Desse modo atingimos também uma parcela de público que não necessariamente tem maior familiaridade com o mundo digital. Estamos empenhados em tornar visível postos de trabalho. Aqueles que, sem um dispositivo como o Recruta Simples, tenderiam a permanecer restritos a uma placa afixada no estabelecimento do empregador. Nossa solução é inclusiva. Ao lado de vagas gerenciais e administrativas, traz oportunidades para o borracheiro, a manicure, o frentista e tantos outros profissionais imprescindíveis à dinâmica do mercado”, comenta o sócio Humberto Barros.

Ainda que o desemprego no Brasil permaneça nas alturas, Barros ressalta a opção do time do Recruta Simples de enxergar o lado cheio do copo. Ele explica: quando a plataforma entrou em operação, no início do segundo semestre de 2016, o país registrava a marca de 17 milhões de demissões nos 12 meses anteriores, contra um volume de admissões que somou pouco mais de 15 milhões.

“Mesmo com um déficit de quase 2 milhões de empregos, há um volume expressivo de vagas preenchidas. Isso representa algo em torno de 60 mil novas contratações por dia útil. Nosso propósito é contribuir para tornar mais ágil esse processo. Especialmente para as micro, pequenas e médias empresas, que geralmente têm maior dificuldade”.

Tomando por base dados do IBGE sobre salário médio, o sócio reforça que a eficiência nas práticas de recrutamento e seleção tem o potencial de injetar R$ 5,8 milhões na economia para cada dia de redução nos prazos de contratação.

“Em um exercício mais ousado, pode-se presumir que o déficit de postos de trabalho seria simplesmente zerado caso as empresas tivessem como reduzir significativamente o tempo médio de contratação. É nesse contexto que o Recruta Simples agrega valor, fazendo da tecnologia e do colaborativismo pilares essenciais de sua atuação”.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários