Uber contrata engenheiro da NASA para seu projeto de carros voadores!
Moore atuará como Diretor de Engenharia da Uber Elevate, que é o que a companhia está chamando de “exploração de unidades aéreas sob demanda”

A Uber acabou de contratar Mark Moore, um antigo engenheiro da NASA! Isso é incrível, um reforço de peso para seus experimentos com carros voadores. Ele foi o encarregado da agência federal para estudar sobre voos urbanos de curta distância e veículos que funcionassem como helicópteros.
Moore atuará como Diretor de Engenharia da Uber Elevate, que é o que a companhia está chamando de “exploração de unidades aéreas sob demanda”. O engenheiro ficou impressionado com o trabalho da Uber no assunto e viu uma chance palpável de operacionalizar o que ele idealizou lá atrás na NASA em uma escala de tempo razoável.
Ele disse que sua decisão em se juntar ao time foi motivada graças a visão de mercado que a companhia tem em fazer do serviço de trânsito aéreo algo real. A iniciativa foi articulada como redes de pequenos veículos que podem decolar e pousar verticalmente, alimentados por fontes elétricas e que possuem alcance de até 160 km em uma única carga.
A meta final é que esses veículos operem de forma autônoma, via um aplicativo em seu smartphone. No curto prazo, entretanto, Moore diz que provavelmente veremos uma série de designs que funcionarão com a condução de um piloto.
A iniciativa está atrás de outras companhias para integrar o projeto, como duas startups fundadas por Larry Page e a gigante Airbus, que está explorando território similar com o Vahana. O apelo do serviço não é apenas a capacidade de aliviar o congestionamento e contornar o trânsito terrestre, mas também, eventualmente, alcançar uma eficiência de custos que poderia tornar esses veículos voadores mais rentáveis a longo prazo.
O Elevate está longe ainda de ser concretizado, mas a Uber está séria em desenvolver a tecnologia. A partir de agora é só esperar por novidades.
Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
Comentários
Todos os ônibus de SP aceitarão cartão de débito e crédito com NFC em 2020
Fundo imobiliário permite investir a partir de R$ 1 mil na gestão inteligente da Housi
Ingresse, startup de venda de ingressos, recebe aporte de R$ 90 milhões
Hospital Alemão Oswaldo Cruz adota realidade virtual para treinar área médica