Como o Facebook virou a principal razão para eleição do Trump

É um efeito nada desejado das redes sociais, como o Facebook, que deveriam apenas juntar a gente com nossos queridos

0
shares

A falta de debate é o grande culpado para as mudanças que estão ocorrendo e deixando as pessoas assustadas!

Este acontecimento ocorre no mundo inteiro, mas está bem forte no Brasil, onde as pessoas estão usando as mídias sociais para discutir com os seus semelhantes e não para convencer as pessoas com visão contraria.

Ficando cada vez mais preso na sua própria bolha e devido a não conhecer ou bloquear os que pensam diferente não tem os argumentos nem o acesso para convencê-los. É um efeito nada desejado das redes sociais, que deveriam apenas juntar a gente com os nossos entes queridos!

Muito pelo contrario, nada menos inteligente do que apagar ou bloquear os contatos por eles seguirem alguém que você discorda. São somente tendo estas pessoas na sua rede para entender como eles pensam e não usar os argumentos que você acha que funcionaria com você, pois apesar de muita gente se achar especial e especialista em qualquer assunto a ideologia faz com que não tenha valor para com o outro.

Outra coisa que está acontecendo e esta é realmente triste é que o debate está meramente emocional e muito pouco técnico. As pessoas não passam de algumas linhas de desavença para criar estereótipos e usar eles como argumento. Tipo você pensa nisso por ser coxinha ou por ser de esquerda e esquecer totalmente o argumento em si. Nos Estados Unidos, ainda pior, pois lá as notícias falsas viralizaram e decidiram a eleição!

Outro grande problema é usar xingamentos e humilhações. As pessoas passam a ter vergonha e perdem a vontade de expor a sua opinião pois vai receber um vomitaço ou ser questionado na sua pessoa e não na sua informação. Isso é muito triste.

Efeito disso em pesquisas é óbvio, no seu meio parece que ninguém pensa diferente de você, e as pessoas tem vergonha de responder a verdade nas pesquisas com medo de serem humilhadas pelo que acreditam, mas obvio que ali na urna sem ninguém ver as coisas mudam e elas podem dar a sua real opinião.

Na eleição para o Rio era triste ver as pessoas postando, “se você votar no Freixo ou em em Branco o Crivella que vai ganhar” O que não era obvio para as pessoas é que em muitos casos elas estavam votando no Crivella ou em branco por não quererem o Freixo, mas como as pessoas eram fãs do Freixo ela tinham dificuldade de entender por que alguém não votaria nele.

Hoje vemos paginas famosas que eram grandes divulgadores de informação se tornando tão parciais que passam a perder a credibilidade. Não importa a noticia a pagina deturpa para levar a informação para o seu lado e às vezes, o que é pior, interpreta qualquer exceção de qualquer lugar do mundo como uma regra local. Por exemplo, "aconteceu isso na Nova Zelândia! Está vendo como este fato é verdadeiro no Brasil e em todo o mundo?". É triste.

Em resumo para você tentar entender o mundo tenham pessoas que pensam diferente e não fique com medo de dar os seus argumentos. Se perceber que a sua opinião está emocional pare reflita e tente usar argumentos para a sua opinião. Sempre importante lembrar: xingar não é argumento.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

 

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários