Conheça 3 startups especializadas em desburocratizar processos

Simplificar áreas como gestão, organização, marketing e atendimento tornam as operações mais ágeis e estratégicas

0
shares

Começamos a ver uma tendência de startups que têm ajudado outros negócios a se organizarem melhor e desburocratizar seus processos internos. Isso permite otimizar o tempo dos profissionais, que podem dedicar-se a tarefas com foco maior no qualitativo do que no quantitativo.

Foi divulgado no último mês de outubro o relatório “Doing Business 2017”, documento desenvolvido pelo Banco Mundial que traz um ranking dos países que são mais fáceis de empreender. A burocracia imposta aos empreendedores no Brasil fez com que o país figurasse na 123ª posição, em uma lista de 190 países.

Já um relatório feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no final do ano passado, mostra o quanto essa burocracia abocanha de tempo desses empreendedores. Segundo o estudo, as empresas brasileiras passam cerca de 2,6 mil horas por ano só preenchendo documento relativos a impostos.

Mas como foi falado anteriormente, estamos começando a ver uma tendência de startups que estão obtendo sucesso em simplificar os processos de outras empresas em áreas como gestão, organização, marketing e atendimento, tornando as suas operações mais ágeis e estratégicas.

Confira:

Nama

Primeira empresa no país a desenvolver um sistema próprio de Inteligência Artificial para robôs de atendimento, sua plataforma de bots automatiza serviços e tarefas, informa, vende e auxilia, tudo de forma natural, e independente do canal. A capacidade de desburocratizar processos e reduzir de 40% a 90% dos custos com atendimento ao cliente fez com que a Nama entrasse no radar de grandes empresas. Além do Bradesco e da Accenture, que já fecharam contrato com a empresa e estão usufruindo dos robôs inteligentes, a Nama também está desenvolvendo uma plataforma que interage virtualmente com os usuários do Poupatempo, do Governo de São Paulo.

Arquivei

A Arquivei é uma empresa que fornece plataforma de armazenamento, organização e consulta de informações de notas fiscais. Com um cadastro simples, online e mediante o Certificado Digital da empresa, a startup se conecta à Secretaria da Fazenda e Prefeituras, permitindo o monitoramento e download das notas fiscais referentes àquele CNPJ. E é aí que a solução demonstra que não é apenas um arquivo de NFs, com a funcionalidade de analisar cada dado do documento: ela possibilita ao usuário fazer pesquisas com os mais diversos critérios e ajuda diversos setores da companhia, como o de compras, que pode conferir se os produtos entregues estão de acordo com os descritos na nota.

PiniOn

Antes, as empresas tinham que gastar tempo e dinheiro para saber a opinião de seus clientes através de pesquisas cujos resultados demoravam demais. O PiniOn é uma plataforma que combina tecnologia mobile e crowdsourcing, que capta a opinião a respeito de marcas e temas como insights criativos de seus usuários durante o momento de consumo. Por meio do aplicativo mobile, as empresas oferecem missões remuneradas, de acordo com a complexidade de cada atividade. Para o PiniOn, o tamanho da vantagem varia de acordo o número de pessoas que se encaixam dentro do perfil em relação ao universo de entrevistados e o tamanho do questionário. A plataforma já conta com 220 mil usuários cadastrados e mais de 1,2 milhão de respostas aprovadas. Entre os clientes estão marcas como: PepsiCo, Diageo, Unilever, Santander, Rede Globo, Mitsubish, GFK, Ibope, Nestlé, Dentsu Aegis Network, Almap, Y&R, Ambev e CiaTC.

Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

Atualize-se em apenas 5 minutos


Receba diariamente nossas análises e sinta-se preparado para tomar as melhores decisões no seu dia a dia gratuitamente.

Comentários