Presidente do Banco Central afirma que Bitcoin é “uma bolha e pirâmide ”

Afirmações de Ilan Goldfajn sobre as criptomoedas forma realizadas durante entrevista coletiva que visava fazer um balanço da instituição em 2017

Avatar

Por Elena Costa

13 de dezembro de 2017 às 15:08 - Atualizado há 2 anos

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Central, afirmou que as criptomoedas formam uma bolha e um esquema de pirâmide e alerta para o risco de investir em algo não regulado pelos bancos centrais. Para ele a volatilidade da moeda, como o bitcoin, é “sem lastro e sem regulação”.

“Como estão hoje, com essa subida vertiginosa sem lastro e sem regulação, essas moedas levam a um risco tal que o BC emitiu um alerta. Isso tem que ser levado em consideração por aqueles que compram e transacionam essas moedas”, afirmou em entrevista coletiva que visava fazer um balanço da instituição em 2017 e das ações da Agenda BC+.

Além disso, o presidente do BC destacou uma das funcionalidades da criptomoeda que é de revenda por um valor maior, como algo que os reguladores não deveriam incentivar.

Ele enfatizou a possibilidade do uso das criptomoedas em atividades ilícitas. “Usar esse tipo de moeda não isenta do crime, da pena e da punição”, comentou.

Ressaltou também que irá ter muito instrumento e muito ativo para transação e recomenda que os brasileiros não façam igual aos americanos, que estão hipotecando suas casas para adquirir moedas. “Não hipoteque sua casa para comprar essas moedas. A nossa ideia é ter muito instrumento e muito ativo para transacionar”, completou.

A forma como fazemos negócios está mudando. Mas o que vimos até aqui foi só a ponta do iceberg. Você está preparado para a Nova Economia? Reunimos as mentes mais brilhantes do Brasil para debater os pontos fundamentais que vão impactar seus negócios e sua carreira em 2018: A Revolução da Nova Economia

(Via Estadão)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]