Facilitou! Carros híbridos e elétricos terão IPI reduzidos para 7%

Avatar

Por Elena Costa

29 de janeiro de 2018 às 15:38 - Atualizado há 3 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Ministro interino da Indústria e Comércio Exterior, Marcos Jorge, anunciou que haverá redução de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) nos carros híbridos e elétricos. A novidade segundo fará com que a alíquota caia 18 pontos percentuais, indo de 25% para 7%- valor usado para veículos populares com motor de até 1 litro.

Atualmente os veículos híbridos e elétricos também não pagam imposto de importação de 35%. O ministro confirmou que a decisão dever ser anunciada entre o final de janeiro e o início de fevereiro, antes do novo regime automotivo Rota 2030 que tem prazo previsto para final de fevereiro.

Apesar de não haver produção desse tipo de automóvel no país, a queda no IPI já movimentou o mercado automobilístico brasileiro. A Toyota em sua comemoração de 60 anos no Brasil anunciou que o Prios, hibrido mais vendido do país, terá a redução do imposto em seu valor assim que a medida entrar em vigor.

O Prios atualmente tem um IPI de 13% e custa R$ 126,3 mil, mas com redução passará a valer menos de R$ 120 mil. A ação também abre portas para outras montadoras importarem os seus modelos para o país ou até mesmo inicie a produção aqui.

Segundo a Gazeta do Povo, os seguintes modelos elétricos e híbridos deverão adentrar o mercado automobilístico após a redução: Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, VW e-golf e Golf GT-E, Toyota Prius Flex, Volvo XC60 T8, Renault Kwid e Hyundai Ioniq.

É uma oportunidade imensa para grandes corporações! A StartSe – em co-realização com a Innoscience -, está lançando o Fast Innovation, evento focado em inovação para cultura de gestão corporativa.

(Via G1)

Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

[php snippet=5]