BNDES faz parceira com KfW para uso de blockchain em operações
Por Elena Costa
23 de fevereiro de 2018 às 15:25 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
BNDES irá usar tecnologia blockchain para ter mais transparência e eficiência no uso de capital público em financiamentos que fomentam o desenvolvimento. Ação será realizada em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW e terá como teste-piloto o Fundo Amazônia.
Os bancos trabalharão juntos no aprimoramento do software TruBudge, ferramenta desenvolvida pelo KfW que visa deixar mais transparente e eficiente as transações de capital público para investimentos.
Em release, o banco afirma que o uso da tecnologia tem como objetivo fornecer um conhecimento geral do mercado, fomentar as oportunidades de negócios e formar parcerias. Para atingir essa meta ele vem “trocando experiências com empresas, centros de pesquisa e instituições financeiras” que se prezam no desenvolvimento e aprimoramento do blockchain.
Ele também deixa claro que o uso do blockchain não implicará o envolvimento de uma moeda digital apesar da tecnologia ser similar a do bitcoin, explicando que elas se diferem pelo fato do TruBudge trabalhar com um fluxo de trabalho privado e não pública como as criptomoedas.
A expectativa do BNDES é que até maio seja realizado um teste-piloto da ferramenta no Fundo Amazônia que é gerido pelo banco e possui o KfW como um dos doadores e que realiza operações financeiras não reembolsáveis – foco da parceria entre os bancos.
Durante os testes, o BNDES compartilhará regularmente, entre os participantes, informações sobre o uso do TruBudget. O Banco não o usará para fins comerciais nem reivindicará a propriedade intelectual para o software ou uma versão modificada dele. Durante a execução conjunta do projeto, o KfW pretende formalizar a licença do TruBudget na modalidade de código aberto.
Segundo o diretor de Planejamento e Crédito do BNDES, Carlos Alexandre da Costa, o BNDES será o primeiro banco de desenvolvimento do mundo a usar a tecnologia e garante que a grande “vantagem é dar transparência às operações”. Ele também afirma que a ideia é que outras instituições financeiras utilizem a plataforma no futuro.
Sabe-se que em paralelo o BNDES vem trabalhando com Instituto Nacional de Tecnologia da Informação para desenvolver um sistema semelhante ao TruBadget para usá-lo na criação de uma criptomoeda e blockchain para conceder empréstimos a estados e municípios.
Atualmente, a tecnologia blockchain tem se destacado devido ao bitcoin. Ela é uma alternativa mais simples de transferir dinheiro para outros países, pois as transações acontecem mais rapidamente e são criptografadas.Essa tecnologia é parte da Nova Economia, que surge para mudar o mundo como conhecemos. A blockchain e outras tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, são abordadas no nosso e-book 2018: The Observation Deck.
(Via Época Negócios)
Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!
E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br
[php snippet=5]

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários