5 perguntas que investidores devem fazer durante um pitch
Por Lucas Bicudo
22 de agosto de 2016 às 09:31 - Atualizado há 5 anos
100% online e gratuito
De 23 a 25 de Fevereiro, das 17hs às 20hs

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
O trabalho do investidor é extremamente importante para uma startup. Mas quem precisa de um investimento precisa saber seduzi-lo para conseguir formar um relacionamento duradouro e lucrativo para ambos – em que estejam bem alinhados e possam prosperar com suas decisões.
“Pensa naquela pessoa atraente no balcão do bar. É quase que impensável, por uma urgência física, que você aborde a pessoa e peça para casar com ela. Ninguém faz isso, você sairia como louco ou uma dissimulada. Existe a paquera, existe o flerte, se conhecer, ver se os interesses batem. A questão é: como você pode simplesmente chegar para um investidor e pedir pelo dinheiro dele? É a mesma coisa que pedir um desconhecido em casamento. Para existir qualquer tipo de aproximação entre um investidor e um empreendedor, uma bela relação deve ser preestabelecida. Ambas as partes precisam se conhecer para fazer com que a relação evolua e possamos chegar onde ambos almejamos para nós mesmos”, discursa João Kepler, investidor-anjo de mais de 20 startups, no último Accelerator Day.
Dito isso, confiram 5 perguntas básicas que um investidor deve fazer para te conhecer melhor enquanto você tem a chance de vender seu peixe em poucos minutos, em um pitch.
1 – Você tem a sagacidade e caráter para fazer acontecer?
Grandes investidores investem em grandes empreendedores, então espere perguntas sobre você. Essas perguntas não serão somente sobre sua capacidade funcional ou currículo, mas também sobre sua ética de trabalho e a visão de negócios. Investidores querem saber sobre o calibre do empreendedor que estão investindo, se ele possui a tenacidade e sagacidade suficiente para fazer o negócio acontecer. É por isso que investidores costumam gostar mais daqueles que já deram de cara no muro.
2 – Qual o tamanho do seu mercado e por que seu negócio deve existir?
Em termos de oportunidade, um mercado grande é melhor que um mercado pequeno, porque é mais fácil criar uma companhia que gere valor social. Em geral, mercados maiores são mais complacentes do que os menores. É por isso que investidores precisam entender a dor ou oportunidade de mercado que se apresenta e como seu negócio deve prover uma experiência muito melhor do que a que já está sendo apresentada como status quo.
3 – Por que você e seu time não unicamente qualificados para construir esse negócio?
Investidores amam times que desequilibram a competição, por currículo, repertório, conexões e insights de mercado. Investidores amam aqueles que sabem mais do que ninguém o problema que estão resolvendo, por já terem sentido na pele.
4 – Qual sua estratégia para entrar nesse mercado?
Faz parte do negócio mostrar sua grande visão de negócios, mas também é fundamental que o investidor entenda como você está aplicando essa visão para usuários e mercado. Esteja pronto para mostrar, através de números e pesquisa de personas, como você irá atingir o público. Muitos empreendedores começam com uma pesquisa de mercado simples e depois vão a desenvolvendo, portanto não se desespere. Você ainda está validando o seu negócio – o importante aqui é que mostre aos investidores que você sabe do que você está falando.
5 – De que modo você irá usar o dinheiro investido para convertê-lo em lucratividade?
Afinal, o que você fará com o dinheiro? Se for para ganhar um salário gordo ou pagar um escritório bacana, investidores não estão interessados. O investidor não está interessado em pagar suas contas e dívidas. Ele está interessado em investir em crescimento, nos próximos passos que farão do seu produto ou serviço um sucesso.
100% online e gratuito
De 23 a 25 de Fevereiro, das 17hs às 20hs

Comentários