3 motivos para você apostar no Equity Crowdfunding neste ano

Avatar

Por Júlia Miozzo

12 de janeiro de 2016 às 11:41 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

SÃO PAULO – A arrecadação de investimentos pode ser um pouco complicada para startups que estão longe dos grandes centros brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo, e que ainda não tenham uma rede de negócios totalmente formada com investidores. Por esse motivo, o equity crowdfunding pode ser a melhor opção para empresas que estão no momento certo de levantar investimentos.

Ele consiste, basicamente, como o próprio crowdfunding, mas de forma que cada investidor se torna um “sócio da empresa”.

“Em um momento econômico de incertezas, o novo modelo é uma boa oportunidade de investimento devido à velocidade e valor agregado. Qualquer pessoa, em qualquer local do Brasil, pode apoiar um negócio inovador e ainda ter o direito de participar nos resultados financeiros da empresa, podendo, ao final, converter seu investimento em participação societária”, explicou Fábio Silva, fundador da StartMeUp no Brasil, plataforma de investimento colaborativo.

Confira cinco características dessa modalidade de investimento para se convencer de que ela é uma boa alternativa:

1. Dinheiro
Uma das vantagens da plataforma de Equity Crowdfunding é colocar a empresa em frente a pessoas que possuem interesse em investir em negócios desruptivos e com chances de crescer. Isso ajuda a colocar a empresa em um cenário que favorece os investimentos e a entrada de dinheiro no negócio.

2. Processo simples e sem burocracias
O processo de fazer um investimento em uma empresa é burocrático tanto para o investidor quanto para a startup, além de quase sempre ocasionar em custos extras. Quando o investimento é feito através de Equity Crowdfunding, toda essa burocracia deixa de existir.

Por meio da plataforma, o empreendedor também pode definir de maneira simplificada o target de captação de recursos, o valor mínimo de investimento e um cronograma, como a duração da oferta. Quando feito de maneira privada, essas características da rodada de investimento ficam mais difíceis de ser divulgadas.

3. Maior número de pessoas
Levantar um financiamento através de investidores privados pode fazer com que diversos acionistas invistam na empresa, mas, através do Equity Crowdfunding, o número de investidores pode ser ainda maior, principalmente pela facilidade de realizar o investimento.

Além de realizar o investimento, é importante lembrar que os investidores também serão responsáveis por auxiliar com algumas funções dentro da empresa, como divulgação – afinal, não investiriam em algo que não acreditam e não têm afinidade. Essa ajuda pode inclusive acabar resultando em novos investidores para sua empresa.