Você é inteligente o suficiente para ser um empreendedor?

Avatar

Por Júnior Borneli

14 de dezembro de 2015 às 14:21 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Muitas pessoas sentem que não são “inteligentes” o suficiente para ser um empreendedor, mas não parece haver nenhuma evidência convincente de que um alto QI seja um pré-requisito para este estilo de vida. Nós todos sabemos que muitas empresas de sucesso começaram com empresários de primeira viagem que abandonaram a escola.

Outra visão é que há, de fato, vários tipos de inteligência, e todos nós temos pontos fortes e fracos ao longo de todas essas escalas. Parece que a maioria dos empresários bem sucedidos são aqueles com o mais amplo leque de interesses, habilidades e experiências (de vida), enquanto uma profundidade máxima em qualquer disciplina não é tão importante.

Aqui estão definições básicas para as oito inteligências mais comumente reconhecido que cobrem o potencial da maioria dos seres humanos, sob o ponto de vista de Martin Zwilling, mentor e investidor-anjo de uma série de startups no Vale do Silício:

A palavra inteligente

As pessoas com uma inteligência linguística alta são ótimos comunicadores e sabem utilizar esse dom muito bem. Eles são muito bons em comunicar ideias, ler, escrever e contar histórias. Bons empreendedores precisam dessas habilidades para liderar uma equipe, vender ideias para clientes e investidores e escrever planos de negócios.

Pessoas inteligentes

Esses atributos são a personificação de habilidades sociais. Empresários com altas habilidades sociais interagem de forma mais eficaz com todos os seus clientes. Eles são capazes de sentir os sentimentos, motivações e temperamentos de outras pessoas, para pedir seu apoio e negociar de maneira eficaz. Eles adoram trabalhar com pessoas.

Visão crítica

Inteligência intrapessoal é a capacidade de compreender as suas próprias forças, fraquezas e motivações, e para aproveitar essas ideias em planejamento e estratégia. Bons empreendedores devem ser capazes de se cercar de conselheiros e parceiros que complementem as suas competências para encontrar satisfação e felicidade.

Inteligência numérica

Inteligência lógico-matemática é a capacidade de calcular, quantificar e pensar logicamente. Empresários usam os pontos fortes nesta área para equilibrar a sua paixão por uma solução específica e desenvolver os passos específicos e recursos financeiros necessários para a construção e escalada do negócio para o sucesso.

Inteligência naturalista

Este tipo de percepção ambiental e cultural está profundamente enraizada em uma compreensão sensível, ética e holística do mundo e suas complexidades. Eu acredito que os bons empresários usam isso para ver novos mercados em primeiro lugar, prever tendências mundiais e conceber campanhas de marketing eficazes.

Inteligência espacial

Inteligência espacial é a capacidade de pensar em três dimensões e a capacidade de visualizar com os olhos da mente. Capacidades básicas incluem imagens mentais, raciocínio espacial e uma imaginação ativa. É fácil ver como isso é importante para profissionais de marketing, design e soluções de marca para produtos.

Inteligência sinestésica

Essa inteligência envolve um senso de timing e da perfeição de competências através de uma coordenação mente-corpo. Empreendedores que também são bons em invenção e construção de produtos inovadores são especialmente fortes nesta área. Pontos fortes para se levar em consideração aqui são a presença como líder e a coragem de falar em público.

Inteligência musical

Inteligência musical é a capacidade de discernir altura, ritmo, timbre e tom. Além de ser fundamental para qualquer negócio, esta habilidade ajuda empresários a ser melhores ouvintes, orquestrar eventos e desenvolver programas de marketing.

Além de olhar para a inteligência, cada empreendedor precisa de olhar para suas crenças. Se você tem essa mentalidade e até mesmo algumas forças entre as múltiplas inteligências descritas acima, não deixe que ninguém, incluindo você, dizer-lhe que você não é inteligente o suficiente para ser um empreendedor.