Você é dono de um negócio? Anote estas cinco dicas essenciais

Avatar

Por Paula Zogbi

7 de outubro de 2015 às 09:34 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

SÃO PAULO – O empreendedor Eric Siu, fundador da A-player Hiring Blueprint e CEO da Single Grain, publicou hoje no site Entrepreneur uma lista de cinco itens que ele acredita serem essenciais para lidar com os negócios.

No artigo, ele explica que, ainda que não goste tanto de lidar com tabelas e planilhas financeiras, essa é uma atividade fundamental para gerenciar uma empresa, e ensina como fazer isso de maneira otimizada, com a ajuda do fundador da LessAccouting Allan Branch.

Se você é ou pretende ser um empreendedor, aprenda com ele:

Não procrastine

Empreendedores de primeira viagem, segundo o artigo, frequentemente cometem o erro de adiar as tarefas de contabilidade, por dificuldades no uso das ferramentas de gerenciamento financeiro dos pequenos negócios. Quanto maior a desorganização, maior a chance de procrastinação.

E, obviamente, se você deixa tudo para depois, o trabalho não desaparece. Em algum momento, o empreendedor precisará lidar com as questões financeiras da empresa, e elas tendem a estar muito maiores e mais complicadas caso sejam adiadas por um longo período de tempo.

A boa notícia, para Branch, é que na verdade as tarefas de gerenciamento de um pequeno empreendimento são bem simples: é só quebrar o geral em pequenas categorias e organizar-se para não se esquecer de nada. Se a organização for otimizada, o impulso de deixar as coisas para depois é menor.

Entenda seu fluxo financeiro sazonal

A experiência pessoal de Branch mostra a importância de saber quais são as épocas mais importantes para cada empreendimento. A LessAccouting tem picos durante a temporada de impostos e uma diminuição das atividades entre abril e outubro, o que deve ser levado em consideração.

Observe com atenção a atividade anual da sua companhia e aprenda que alguns meses devem ser compensados por outros. É essencial saber também o seu ciclo de vendas.

Preste atenção nos seus pontos fortes

Acreditar que é necessário criar tudo do zero é um erro comum entre empreendedores, principalmente em companhias de software.

Para os especialistas, isso é uma perda de tempo. O tempo gasto para pagar funcionários destinados a criar ferramentas que não são especialidade da empresa vale mais do que a quantia economizada ao não contratar produtos prontos. Em resumoi: não tenha preconceito com fornecedores existentes, isso pode prejudicar o seu trabalho.

Trabalhar 80 horas por semana significa que você não é rentável

Muitos empreendedores acreditam que a melhor maneira de iniciar um negócio é colocar todo o tempo e disposição possíveis na administração dele. Branch acredita que essa prática simplesmente não é sustentável: a partir do momento em que as pessoas começarem a trabalhar normalmente, a companhia verá quedas absurdas e todo o esforço não valerá a pena. Além disso, é importante manter-se vivo e saudável.

Peça descontos

Você acredita no seu negócio e quer usar soluções existentes? Faça com que o fornecedor dessas soluções também confie em você e peça uma ajuda a ele. Não custa nada tentar mandar um email ao CEO de uma companhia que pode ajudar o seu próprio negócio. Segundo Branch, é surpreendente a quantidade de produtos gratuitos que um empreendedor pode conseguir.