Video Marketing: por que a sua startup deve investir nessa ferramenta
Por Erica Queiroz
10 de abril de 2019 às 08:21 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Hoje vou falar por que a sua startup deve investir em “vídeo marketing” imediatamente, caso ainda não o esteja fazendo.
O que é vídeo marketing?
Simplesmente falando, video marketing é fazer uso de vídeos como uma ferramenta de marketing. Eles podem ser veiculados em diversos formatos (o vertical vem ganhando bastante espaço, pois é como seguramos os smartphones) e em diversos meios, como o YouTube e as redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn).
Vídeos fazem com que as pessoas passem mais tempo em seu site ou suas redes sociais. Assim, geram mais engajamento, melhoram o posicionamento do seu site e aumentam as vendas de sua startup.
A CRISE MUDOU TUDO: APRENDA A MONTAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR SUAS VENDAS NO AMBIENTE ONLINE — GESTÃO DE MARKETING ONLINE.
A trajetória e a escalada dos vídeos
Nos últimos anos, os vídeos viraram uma febre em nossas vidas. Como já mencionado, podemos vê-los no YouTube, nas redes sociais (stories, IG TV, posts), e-mails, WhatsApp e em vários outros veículos. Sem contar o tempo que passamos assistindo à Netflix.
E não é só isso: empresas e pessoas passaram a fazer os próprios vídeos, na maioria das vezes sem nem mesmo a necessidade de contratação de uma agência. Sim, existem vários apps que podem ajudar a fazer vídeos com aparência profissional para a sua startup (basta procurar).
E o melhor de tudo: antes, para fazer um vídeo para a TV aberta, gastava-se uma fortuna e havia um limite de tempo: 15 ou 30 segundos. Raríssimos eram os vídeos que passavam disso. E eles eram, na maioria, comercias, buscando apenas vender algo.
Hoje em dia, não há mais limite de tempo e nem um único objetivo. Além disso, podem ser veiculados em uma infinidade de canais. Assim, você pode fazer vídeos com a duração que quiser e com objetivos e conteúdos diversos, não apenas de venda (por exemplo: informativos, entrevistas, branding, avaliações ou demonstrações de produtos, depoimentos).
E a sua startup pode investir relativamente pouco em video marketing, mas obter resultados significativos.
Segundo pesquisa Video Viewers, realizada pelo Instituto Provokers em parceria com a agência Box 1824, em 4 anos, o consumo de vídeos na web cresceu 135%, enquanto o consumo de TV aumentou somente 13%.
A pesquisa também mostra que o YouTube só fica atrás da TV Globo no share de vídeos assistidos no Brasil.
Pesquisa Video Viewers

Pesquisa Video Viewrs
Fonte: Thinkwithgoogle.com
Caso ainda tenha dúvidas de que video marketing é uma excelente estratégia para a sua startup, veja também os dados abaixo.
A Renderforest, empresa que oferece várias soluções digitais, como vídeos e animações, entre outras, fez uma pesquisa com mais de 1.000 usuários dos seus serviços e estes foram alguns dos resultados mais importantes:
- Vídeos trazem resultados bons e positivos: 86% de satisfação das empresas que os utilizam
- 71% das empresas afirmam que os vídeos ajudam a aumentar o tempo gasto em seus sites pelos visitantes
- 78% geraram mais tráfego graças ao conteúdo em video
- 70% também geraram mais leads ao usarem vídeos e 54% tiveram um aumento nas vendas
- 86% dos participantes informaram que os vídeos ajudaram a aumentar o brand awareness
- 44% dos usuários consideram vídeos promocionais mais eficazes
- As pessoas compartilham seus vídeos criados no YouTube (37%), Facebook (36%), Instagram (15%) e outras plataformas (12%).
Para ver o infográfico completo, acesse este link.
Por todos esses motivos, e sabendo que as visualizações de vídeo vêm aumentando progressivamente ao longo dos anos, sugiro que você adote a estratégia de video marketing em sua startup o mais rápido possível. Comece já!

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários