Flórida estabelece lei que libera testes de veículos autônomos sem motoristas

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

17 de junho de 2019 às 12:47 - Atualizado há 2 anos

Logo Novo Curso

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h

Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Na última quinta-feira (13), o governador da Flórida, Ron DeSantis, assinou um projeto de lei para estruturar e facilitar os testes de veículos autônomos no estado. Com a nova medida, empresas de tecnologia e montadoras poderão testar os carros nas estradas da Flórida sem o auxílio de motoristas no volante. Para isso, precisarão cumprir algumas normas de segurança.

Se um motorista estiver a bordo, o veículo deverá ser capaz de emitir alertas visuais e sonoros se detectar qualquer problema durante a viagem. Já nas corridas sem o apoio de uma pessoa, o carro deve ser capaz de diminuir sua velocidade, ativar luzes de perigo e se dirigir à um local de segurança. Os donos dos veículos também precisarão atender a requisitos mínimos de apólice de seguro determinado pelo estado.

Os motoristas dos veículos autônomos ainda serão isentos da proibição de usar dispositivos como smartphones enquanto estiverem no volante. Além disso, poderão assistir filmes, programas de televisão e outras transmissões enquanto o carro estiver em movimento.

“Com essa lei, a Flórida tem oficialmente uma política de portas abertas para empresas de veículos autônomos, e eu as encorajo a mudar da Califórnia para a Flórida”, disse DeSantis. Segundo o governador, a iniciativa ajuda a traçar um futuro mais inteligente no transporte e abraça a inovação, trazendo empregos de alto salário para o estado.

A assinatura do projeto foi realizada nas instalações da SunTrax em Polk County, centro nacional de pesquisa e desenvolvimento de soluções avançadas de mobilidade na Flórida. O local abrigará uma instalação de testes de veículos autônomos de alta velocidade. “Assinar esta legislação abre o caminho para a Flórida continuar como líder nacional em inovação de transporte e avanço tecnológico”, disse o governador.