Vamos falar de coisa boa, vamos falar de equity!

Avatar

Por Pedro Schaffa

1 de setembro de 2016 às 17:47 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Equity, do latim equitum, que significa… nah, brincadeira, não sei nem dar oi em latim, mas entendo um pouco sobre equity, então vamos falar sobre isso.

 

direito-romano

Fale mais sobre equity, vesting e seed capital, Triboniano

Equity, no mundo do direito societário, nada mais é do que a representação da participação da pessoa em uma sociedade.

Equity, nas sociedades brasileira, é representada pela quota (ou cota, escreva como quiser) nas Empresas Limitadas (Ltdas.), ou pela ação nas Sociedades Anônimas (S.A.).

Resumindo, quando eu falo que tenho 40 quotas na empresa do meu primo, que tem 100 quotas no total, eu quero dizer que tenho 40% de equity na empresa do meu primo.

E sim, antes que você pergunte, existe diferença entre quota e ação (na verdade existem várias, mas só vou focar em uma agora, ou não termino nunca o texto).

As quotas de uma Limitada devem todas ter os mesmos direitos e obrigações, principalmente de voto e de distribuição de lucro (os famosos dividendos, que podem ser desproporcionais à participação de cada sócio, mas só se todo mundo concordar).

Ou seja, no exemplo das 100 quotas, se eu tenho 40 quotas, meu primo tem 40 quotas e meu avô tem 20 quotas, eu tenho 40 votos, meu primo tem 40 votos e meu avô, pobre coitado, tem 20 votos. Mas, quando formos distribuir o lucro, eu posso ganhar 60 reais, meu primo 35 reais e meu avô 5 reais, se todo mundo concordar.

textospedroshaffa2

grumpfffff

Já quando falamos de S.A, as ações de uma mesma companhia podem ser diferenciadas entre ordinárias e preferenciais. Normalmente as ordinárias têm direito a voto e dividendos e as preferenciais tem menos direito a voto (ou nenhum) mas mais benefícios na hora de distribuir o lucro ou nos momentos de liquidez (liquidez, geralmente, é a possibilidade de fazer a ação virar dinheiro de verdade).

Ah, na S.A, os lucros têm que ser distribuídos de acordo com a participação de cada um, então se você achou que fez um baita negócio investindo uma bolada na empresa do seu primo para ter 0,2% de Ações Preferenciais Tipo A Blaster, por meio de um mútuo conversível de 45 páginas, sinto informar, mas a não ser que seu sobrenome seja Zuckerberg, pode se despedir do seu dinheiro!

textospedroshaffa3

É hora de dar tchau!