App oferece solução para conectar geradores, coletores e recicladores de lixo

Da Redação

Por Da Redação

16 de setembro de 2019 às 18:04 - Atualizado há 1 ano

Logo ReStartSe

GRATUITO, 100% ONLINE E AO VIVO

Inscreva-se para o Maior Programa de Capacitação GRATUITO para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da Crise em 2020

Quando o assunto é reciclagem do lixo, o brasileiro ainda faz muito pouco. Apesar de 30% de todo o lixo produzido no país tem potencial de reciclagem, apenas 3% de fato é reaproveitado.

Foi pensando em resolver este problema que Marcel Wars e Fernando Vargas criaram a Biothanks, uma startup lançada em junho de 2019, que funciona por meio de um aplicativo, que permite chamar transportadores (motorizados ou não) para recolher resíduos com potencial para serem reciclados em casas ou empresas e dar a eles uma destinação adequada.

Por enquanto, o app pode ser utilizado na cidade de São Paulo para coleta de entulho de pequenas reformas, eletrodomésticos e móveis usados. Posteriormente, a área de cobertura será expandida, bem como os tipos de materiais a serem recolhidos.

“O maior custo impeditivo para a reciclagem em larga escala é a logística, e é aí que a Biothanks vai atuar, viabilizando a coleta rápida e segura de resíduos, mesmo que em pequenas quantidades, e gerando, ao mesmo tempo, trabalho e renda para diversas pessoas”, diz Wars.

Por meio do aplicativo, o usuário coloca o endereço e informa o que deve ser recolhido, escolhe o tamanho do carro, efetua o pagamento pelo próprio app e aguarda a chegada do transportador. Dependendo do valor comercial do resíduo, o cliente poderá não pagar pela coleta ou até mesmo será remunerado.

Para se cadastrar no app, o coletor precisará passar por uma avaliação, que levará em conta, por exemplo, a verificação de antecedentes criminais.

Os fundadores estimam gerar para os coletores um ganho de 20% a 30% acima de aplicativos como o Uber. “Nosso objetivo é que no futuro, após o churrasco do fim de semana, por exemplo, as pessoas automaticamente chamem a Biothanks para levar as latinhas e embalagens de papelão de suas casas”, afirma Wars.