Startup cria prato capaz de indicar valor calórico das refeições

Prato inteligente ainda avisa quando a pessoa está comendo rápido demais

Avatar

Por Júnior Borneli

22 de janeiro de 2016 às 11:03 - Atualizado há 4 anos

Já pensou como seria prático se o seu prato enviasse dados nutricionais sobre a comida que você está prestes a comer? Essa é a proposta da startup Fitly, que desenvolveu o Smartplate.

A partir de sensores e câmeras inseridas na superfície do prato, o software identifica que tipo de alimento foi servido e estima quantidade de cada porção. Depois, envia para o usuário dados sobre o valor calórico e as propriedades nutricionais daquela refeição.

Mas as novidades criadas por essa startup baseada na Filadélfia, Estados Unidos, não param por aí. O prato inteligente é capaz de calcular, ainda, a velocidade com que a comida é ingerida e avisar se a pessoa está comendo rápido demais.

Segundo Anthony Ortiz, fundador e CEO da Fitly, o algoritmo desenvolvido pela empresa consegue identificar os alimentos com um índice de 99% de acerto. Para levar a novidade ao mercado, Ortiz recorreu ao site de crowdfunding Kickstarter. A campanha foi bem-sucedida e a previsão é que os consumidores recebam seus Smartplates a partir de agosto. O produto também pode ser encomendado pelo site da empresa por US$ 99.