Rubens Menin é eleito o Empreendedor do Ano de 2018

Rubens Menin é o primeiro empreendedor brasileiro e da América do Sul a ser reconhecido como World Entrepreneur of the Year

Avatar

Por Isabella Câmara

19 de junho de 2018 às 16:40 - Atualizado há 2 anos

Rubens Menin Teixeira de Souza, Presidente do Conselho da MRV Engenharia, levou o prêmio World Entrepreneur of the Year, durante a final mundial do Prêmio Empreendedor do Ano, realizado pela Ernst & Young em Monte Carlo, Mônaco. Entre os 47 países na disputa pelo prêmio anual da consultora EY, o Brasil se destacou com a história de empreendedorismo de Rubens Menin, o primeiro empreendedor do país e da América do Sul a ganhar a honraria.

Rubens Menin deu início à sua história profissional no final dos anos 1970 – a partir de um pequeno terreno em Belo Horizonte. Esse local recebeu o primeiro dos 300 mil imóveis que a MRV Engenharia construiu ao longo de sua história. Em 1979, naquele lote, Menin, recém-formado e com 23 anos, realizou um sonho: com a ajuda dos pais e de dois primos, fez uma casa popular. Depois, junto aos seus primos, ele fundou a MRV. Atualmente, a empresa constrói imóveis em 140 cidades brasileiras e é a maior parceira do projeto Minha Casa, Minha Vida, programa governamental de construção de casas populares.

Menin presidiu a empresa por 35 anos – e em 2014, assumiu a presidência do Conselho de Administração, delegando o comando para a segunda geração. Mesmo em meio à crise que atingiu em cheio o setor da construção civil, a empresa ainda se mantém lucrativa. A abrangência conquistada pela MRV no mercado nacional é impressionante: são 24 mil funcionários que executam a missão da empresa em 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Após o anúncio, que aconteceu na noite do último sábado (16), Menin fez um discurso de agradecimento. Nele, o executivo reforçou a importância da troca entre os empreendedores representantes de cada país. “A coisa mais importante destes belos dias que passei aqui [durante o evento] foram os empreendedores que conheci. Todas as empresas aqui querem mudar o mundo. E somos capazes de fazer isso”, afirmou Menin.

A premiação da Ernst & Young não leva em consideração somente resultados financeiros. Para decidir o empreendedor do ano, de acordo com Leonardo Donato, que coordena o prêmio, os jurados fazem uma média entre o impacto global, capacidade de criação de valor, inovação, pioneirismo, retorno para a sociedade, performance financeira das empresas e ainda o perfil de liderança dos empreendedores indicados. Rubens Menin foi eleito por um júri composto por empreendedores de sucesso, como Jim Nixon, presidente da Nixon Energy Investments.

“A etapa global do Empreendedor do Ano é o ápice de todo o nosso programa de empreendedorismo”, diz Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY para o Brasil. “Aqui, temos a oportunidade de reconhecer, premiar e disseminar todas as histórias de sucesso de nossos representantes de diversos países, além de criar um momento de networking, onde há a chance de discutir novas tendências com vários outros empreendedores. Todos os finalistas estão de parabéns por serem exemplos de inovação, criatividade e sucesso. É um reconhecimento dessa história de sucesso, para inspirar novos empreendedores. Além disso, premiar é criar um ecossistema forte”, destaca.

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store