A regra 5-4-3-2-1 que pode te ajudar a empreender melhor

Da Redação

Por Da Redação

13 de setembro de 2017 às 11:56 - Atualizado há 3 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Lembra de quando você estava no cursinho e os professores tinham milhares de coisinhas para te ajudar a memorizar o que era preciso? O The Business Journal levou essa ideia para um novo patamar: criou a regra 5-4-3-2-1 para lembrar de regras simples que podem te ajudar a empreender.

Não existe regra para empreender bem, mas existem insights muito bons para quem quer criar seu próprio negócio que podem lhe economizar meses de trabalho. Por isso, preparamos esses ebook para você com um passo a passo para empreender melhor.

Seguem as dicas do Business Journal sobre o que você precisa memorizar:

5 princípios do sucesso

1 – Escreva seus erros
Cometeu qualquer erro no caminho? ESCREVA seus erros para buscar resolvê-los! Identifique tudo que precisa ser criado, mudado ou melhorado para que esse erro não se repita.

2 – Coloque-se no lugar dos outros
Em qualquer relação com pessoas, sejam seus vendedores ou consumidores, pergunte o que é importante para eles. E aí dê isso para eles.

3 – Faça alianças estratégicas
Encontre parceiros que possam lhe ajudar na sua jornada. E trate-os como parceiros, divida seus planos e ajude-os a conseguirem o que quer.

4 – Vendas é o que manda
Consiga um fluxo de caixa positivo assim que possível. Não seja afobado em relação ao crescimento da sua empresa. Mais fácil expandir um negócio que já esteja sustentável do que algo que não tenha nenhuma forma de ganhar dinheiro.

5 – Mas sucesso não é só vender
Você não é julgado apenas pela sua venda, mas também muito pelo o que acontece quando você tem um problema.

4 estágios do seu negócio

1 – O começo
O objetivo aqui é prover a viabilidade do conceito, com um MVP (Mínimo Produto Viável). O perigo é gastar todo o dinheiro de investimento antes de começar a vender.

2 – Crescer para cima
Consiga alguns consumidores que consigam sustentar o negócio sem mais investimentos (assim você só precisa deles para crescer, não pagar as contas). O problema é ter todos os ovos em uma cesta apenas.

3 – Crescer para os lados
Aqui você deve diversificar a base de vendas para que o negócio não apenas se pague, como possa crescer com o dinheiro dos ganhos. Perigo é você não prestar suporte decentemente.

4 – Grande empresa
Aqui você deve manter sua qualidade até virar alvo para aquisições. O grande perigo que te atinge aqui é perder o espírito empreendedor.

3 competências de qualquer negócios

1 – Controle do fluxo de caixa
Tenha sempre noção do seu fluxo de caixa. Reduza sempre sua necessidade de capital, tente não ter dívidas maiores do que pagar, saiba quando precisa receber para pagar tudo e foque na produção e vendas inadequadas.

2 – Controle do pessoal
Contrate boas pessoas, talentosas, diminua a saída das pessoas e engaje seus colegas em encontrar soluções constantemente. O perigo é você ter uma rotatividade muito alta e uma comunicação inefetiva.

3 – Gerenciamento da distribuição
Descubra e satisfaça todo mundo que chega perto do seu produto.

2 divisões para sua empresa

1 – Vendas
Os consumidores são os que pagam e dão o feedback. Esse feedback vai para seu time de vendas e de atendimento ao cliente. Faça com que ele seja ouvido constantemente.

2 – Apoio às vendas
Quem não está na área de vendas está prestando suporte a ela! Todo mundo! O salário de todo mundo vem de vendas. O trabalho de todo mundo vem de vendas em algum nível. Não deixe que as pessoas sintam que são mais importantes que as vendas e não ouçam os feedbacks.

1 regra final

1 – Se DIVIRTA!
Nada mais a dizer, né? 🙂

(Via The Business Journal)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

[php snippet=5]