Quer continuar um milionário? Não faça essas coisas

Avatar

Por Lucas Bicudo

28 de julho de 2016 às 14:22 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Agora você provavelmente está na sua casa, ou em um café, ou em um co-working, tentando transformar sua ideia em realidade, em como ganhar dinheiro… Mas nos projetemos um pouco no futuro. Os negócios vão de bem a melhor, você possui clientes, funcionários, um escritório próprio, lucro e alguns caras cheios de dinheiro querem comprar seu core por milhões.

Você está em uma posição de parar, respirar e pensar sobre os próximos passos da sua vida financeira, que podem definir gerações. Como que você pode extrair o máximo do que ganhou e gerenciar seu dinheiro para que ele ainda renda e você possa fazer isso sem continuar se matando?

Confira o conselho de alguns empresários que chegaram lá e não se perderam no meio do caminho, administrando suas fortunas de forma responsiva, sem tomar atitudes que pudessem botar qualquer operação em risco. Mais do que ficar rico, é saber como continuar rico. Confira:

1 – Não aceite o primeiro acordo que aparecer na sua frente

Milionários raramente aceitarão o primeiro negócio ofertado para eles, diz Gemma Godfrey, fundadora e CEO da Moo.la. “Eles provavelmente negociarão termos melhores de acordo com suas vontades”, diz.

O que nos é ensinado? A sempre firmar parcerias e novas rodadas de investimento. Isso automaticamente significa que, mesmo os ricaços mais excêntricos, não possuem autonomia o suficiente para botar tudo a perder em um impulso ou uma atitude irresponsável. Há muito mais em jogo do que somente a jurisdição do seu próprio corpo e atitude.

“Milionários ficaram milionários porque eles não gostam de perder dinheiro. Todo negócio é um negócio que bota em risco seu patrimônio, portanto não saia por aí aceitando acordos”, finaliza.

2 – Não seja iludido pelo luxo

Milionários que continuam milionários são aqueles com o mínimo de senso de responsabilidade. Isso vai de encontro com o tópico anterior: você tem parcerias, investidores e família que dependem de você. Vai tacar tudo para o ar por capricho? Por irresponsabilidade? Por impulso? Sabemos que a grana pode te trazer tudo isso, mas ordem de manter sua fortuna por gerações e gerações, é necessário que você não seja iludido pelo luxo.

3 – Não especule

Já sabemos que milionários não colocam seu dinheiro na primeira oferta que aparece. Aqui, nesse tópico, adicionaremos mais um ingrediente para essa receita e dizer que milionários também não colocam seu dinheiro aonde não entendem.

Garrett Gunderson, fundador da Wealth Factory, uma empresa de finanças para empreendedores, diz que empresários costumam buscar investimentos que parecem sólidos, mas que muitas vezes não são. E essa é a ilusão da especulação. Veja o mercado imobiliário, o de energia e os valores absurdos de IPOs. Podem parecer, à princípio, um bom negócio para diversificar portfólio, mas no fim, a falta de conhecimento e pesquisa no assunto resulta em algo que não estava esperando.

“Milionários não estão caçando o gadget mais atualizado e o produto mais incrível do mundo, geralmente porque eles não possuem tempo para se preocupar com tal. Isso é para moçada mais nova, das startups, de validação de negócios. Milionários continuam focados onde sua receita está entrando, onde seu modelo está dando certo”, diz.

4 – Não arrisque tudo no seu próximo investimento

Empreendedores de sucesso que querem se manter assim têm a percepção de que não há nenhuma lógica em investir todo o seu patrimônio em uma nova empreitada. Pode parecer uma lógica simples: tenho bastante, vou investir bastante, não tem como dar errado. Mas as coisas não são bem assim e você precisa sempre ter um plano A, B ou C. A queda não será imediata e você pode segurar a bronca por alguns anos, mas nada é para sempre. É uma questão de tempo até que os efeitos e uma má gestão se escancarem na porta.

(via Entrepreneur)

Mensagem do Editor
Ei, tudo bom?
Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.
E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!
É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!
[php snippet=5]
E não é só isso! Você tem alguma sugestão de pauta? Quer conversar sobre sua startup? Assessora alguma empresa? Tem alguma dica que pode ajudar outros leitores? Quer ter a SUA matéria publicada no site?
O StartSe quer ouvir de VOCÊ, nosso leitor, o que precisamos fazer para melhorar cada vez mais o site! Deixamos o form abaixo para você, mas se quiser, basta mandar um e-mail para redacao@startse.com.br!
 [contact_bank form_id=3]
[php snippet=9]