Qual é o seu propósito empreendedor?

Avatar

Por Bárbara Stock

15 de fevereiro de 2016 às 17:53 - Atualizado há 5 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Ei, você empreendedor(a), qual o seu propósito de vida? Aonde exatamente você quer chegar? Alguns vão achar o meu questionamento clichê, mas infelizmente tenho conhecido pessoas sem uma meta específica (sabem SMART?) ou um propósito bem claro. E, não raro, essas mesmas pessoas são os famosos empreendedores da desistência, empreendedores que largam seus projetos nos primeiros desafios. Para mim, o problema é claro: como você pode lutar por algo que você nem sequer sabe o que quer dele e a partir dele?

Bom, sou empresária, empreendedora e em meados do ano passado vivi um dos mais complexos e desafiadores momentos da minha vida. Naquela fase, eu percebi que tinha passado a vida sendo empreendedora autodidata, o que não julgo ser algo ruim, mas um problema que percebi é que quando se é um estudante por meios próprios, fica faltando uma linha cronológica das coisas e uma figura representativa (como um mentor por exemplo), que é aquele que te dá dicas e te orienta a cortar alguns caminhos que não vão dar em nada. Então, digo que tudo que estudei por conta própria, por pelo menos 3 anos, talvez eu tivesse acesso ao mesmo conteúdo através de um mentor da área em apenas 1 ano. Isso pouparia o meu tempo e energia.

Enfim, buscando essa figura de orientação para empreendedores (até ali eu era da turma do Vai Lá e Faz, mas sem me importar tanto com o pré, exceto pelos Canvas, que eu fazia e sou apaixonada), encontrei um evento do T. Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária, do qual tive a oportunidade de participar. E se eu tivesse que falar apenas sobre um ponto que aprendi nesse evento, eu diria que foi o do propósito! Ninguém atinge nenhum tipo de sucesso se não tiver um propósito de valor para si e específico, porque sem isso, você simplesmente não consegue ter uma direção. E, sem direção, como navegar? Então você simplesmente dá um basta, afinal quem consegue navegar em mares agitados sem saber o rumo a se mirar?

Até aqui eu não te trouxe novidade nenhuma, certo? Então te trago algumas reflexões: Qual o seu propósito de vida? Em quantos % você está de alcançá-lo? O que está te impedindo? Falta tempo para esclarecer objetivos, metas e fazer os planejamentos? Lembre-se: o “Eu não tenho tempo” é a versão adulta de “Meu cachorro comeu meu dever de casa”.