Qual é o segredo para se tornar o chefe perfeito?
Por Isabella Câmara
22 de Maio de 2018 às 08:06 - Atualizado há 3 anos

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off
Inscreva-se agora - SVWC 2020
Manny Medina é o CEO da Outreach, uma startup de Seattle. Medina é ex-executivo da Microsoft e já trabalhou na Amazon, na época em que a Amazon Web Services estava sendo lançada. Apesar da sua experiência, está é a primeira vez de Manny Medina como CEO e fundador.
A Outreach vem apresentando um crescimento significativo – atualmente, a startup possui 300 funcionários e 2.400 clientes, mas há um ano atrás os números eram quase a metade dos atuais. Muitas vezes, quando startups crescem tão rápido assim, e seu CEO é o próprio fundador, elas enfrentam alguns problemas já previstos. Resultado: os funcionários ficam frustrados e começam a reclamar sobre a empresa e sua liderança.
Mas por enquanto, Medina é classificado com 100% de aprovação no Glassdoor, um site de empregos americano, e 97% das pessoas recomendariam a Outreach para um amigo. Manny Medina sabe que sua classificação como CEO perfeito provavelmente não durará muito uma vez que é praticamente impossível manter todos felizes sempre.
Ainda assim, o CEO compartilhou algumas dicas que ajudam a explicar o porquê de sua classificação ser tão alta:
Ele cumprimenta todos os funcionários todas as manhãs
Medina coloca uma cara alegre e de alta energia, então sua saudação vem em forma de um high five com todos os funcionários que ele vê quando chega no escritório pela amanhã. Ele começou a tradição quando a empresa era pequena, e até hoje luta para manter ela viva. “É uma maneira de olhar nos olhos de todos e dizer: ”Vamos fazer isso”, disse Medina. “Cria a conexão, no início da manhã, quando não há muito barulho”.
Mesmo agora que a empresa tem 300 funcionários – nem todos trabalhando na sede da startup –, ele continua a tradição. Um high five pode não ser do estilo de todos os líderes, mas a premissa básica de uma saudação alegre pela manhã pode ser adaptada por qualquer pessoa.
Sorrir já é um bom começo. De acordo com uma pesquisa da Universidade do Missouri-Kansas City, quando um líder sorri, ele aumenta o seu humor e o das pessoas ao seu redor. Além de parecer mais simpático, um sorriso pode fazer um líder parecer mais competente.
Ele decorou o nome de todos os seus funcionários
“Eu faço um esforço para memorizar o nome de todos. Eu sei 300 nomes e você pode me testar sobre isso”, disse ele para o Business Insider. Obviamente, quanto mais pessoas um líder supervisiona, mais difícil é memorizar os nomes de todos. Mas pesquisas mostram que nosso cérebro se torna mais engajados quando ouvimos nossos primeiros nomes. Então, na medida do possível, vale a pena o esforço para aprender o maior número de nomes possível.
Ele envia um e-mail semanal com experiências pessoais
“Eu envio um e-mail para a empresa todos os domingos: Como foi minha semana? O que eu aprendi? Os e-mails são meu ponto de vista, onde eu falo sobre o que aconteceu naquela semana, como se tivéssemos tomando uma cerveja juntos “, disse ele.
Medina conta que, à medida que a empresa cresceu, e seu trabalho como CEO aumentou, ele quis abandonar o e-mail, já que isso estava reduzindo seu tempo com sua família. Ele mencionou seu desejo de deixar o e-mail para seu CMO e o CMO disse a ele para não parar de fazer isso até que eles soubessem as opiniões dos funcionários.
“85% dos funcionários disseram que liam o e-mail e que não queriam que ele parasse, e os outros 15% não responderam à pesquisa”, disse ele. Os funcionários gostavam, então o e-mail continuou.
Mesmo que enviar um e-mail pessoal toda a semana não seja o estilo de todos os líderes, a lição que Medina ensina é que a comunicação regular e personalizada é a base da boa comunicação. Esse tipo de comunicação promove a interação dos funcionários e do CEO como um ser humano, e ajuda a equipe a entender por que um líder toma as decisões que toma.
E Manny Medina está certo. De acordo com um relatório Happy Work, de Robert Half, os líderes que se comunicam bem criam camaradagem e isso leva a funcionários mais felizes e engajados.
(Via: Business Insider)

Transmissão exclusiva: Dia 08 de Março, às 21h
Descubra os elementos secretos que empresas de sucesso estão usando para se libertar do antigo modelo de Gestão Feudal de Negócios.

Comentários