Primeiro site lançado no mundo completa 25 anos

O projeto foi concebido, originalmente, para que cientistas pudessem se comunicar mais facilmente

Avatar

Por Júnior Borneli

21 de dezembro de 2015 às 09:55 - Atualizado há 4 anos

O primeiro site lançado no mundo, no dia 20 de dezembro de 1990, foi criado por Tim Berners-Lee, um cientista do CERN, um centro de pesquisa na Suíça.

O projeto foi concebido, originalmente, para que cientistas pudessem se comunicar mais facilmente, mas a World Wide Web (significado de “www”) cresceu tanto que cerca de 3 bilhões de pessoas, em todo mundo, acessa algum diariamente.

Quase tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia é influenciada pela web, incluindo a interação social, trabalho, bancos, jogos e muito mais.

Logo depois do primeiro site, começaram a pipocar modelos de sites que, ao longo do tempo, dariam origem às maiores companhias do mundo.

Em 1993, por exemplo, o Aliweb foi o primeiro motor de buscas. O projeto foi criado por Martijn Koster, um dos arquitetos originais da World Wide Web.

A Bloomberg também lançou seu primeiro site em 1993 para oferecer notícias financeiras para qualquer pessoa que pagasse US$ 24 mil dólares por ano.

A Anistia Internacional também foi uma das pioneiras na web, tendo criado seu primeiro site em 1994.

E o The Economist, fundado em 1843, lançou seu primeiro site em 1994. A construção desse site custou apenas US$ 120 dólares, que foram pagos por um dos seus jornalistas.

A Pizza Hut também lançou seu site em 1994 com o objetivo de receber pedidos online e também organizar reservas de mesas nos seus restaurantes.

Já o Yahoo! foi ao ar em 1995 e era chamado, originalmente, de “Guia de Jerry para a World Wide Web”.

E, por fim, em 1996 a Casa Branca lançou sua primeira página. O objetivo era distribuir informações para jornalistas, fotos e outros dados relevantes.