Os conselhos de Larry Page, Elon Musk e outros CEOs para ser bem-sucedido

Avatar

Por Júlia Miozzo

4 de julho de 2016 às 14:16 - Atualizado há 4 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Criar uma startup do zero não é fácil: desde a concepção até lançar a primeira versão de seu produto, diversas coisas podem dar errado e atrapalhar seus planos. Ao longo dessa jornada, essa situação tende a ficar cada vez mais complicada.

Como escreveu Murray Newlands ao portal Entrepreneur, lembrar que você não é o único e que outras pessoas já passaram por isso antes é uma das motivações que podem ajudar. Pensando nisso, ele separou os conselhos de alguns dos maiores líderes de tecnologia para os empreendedores:

1. Conheça sua tecnologia
CEOs e líderes que não possuem habilidades técnicas estão em desvantagem. “As startups não são somente sobre ideia, mas sim sobre testar e implementar uma ideia”, disse o empreendedor Steve Blank.

Se um CEO não possui o conhecimento do funcionamento técnico do produto, a empresa pode sofrer. Não é necessário ser um gênio, mas, se você quer que a sua empresa – e você mesmo – seja bem sucedida, procure ter o mínimo de conhecimento sobre a tecnologia de seu produto.

2. Seja flexível em qualquer circunstância
“O que me mantém acordado a noite é a velocidade. Velocidade de transformação e continuar a se aproximar desse futuro”, disse o CEO da IBM, Ginni Rometty.

Para criar negócios que possuem significado é preciso mantê-lo em atualização constante. Sua habilidade de se adaptar a mudanças deve ser a prioridade, por isso, mantenha a mente aberta para novas possibilidades.

3. Seja persistente
Um exemplo de persistência é o CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, que já afirmou trabalhar cerca de 100 horas semanais – e mesmo assim fica insatisfeito com os resultados. 

É o caso da SpaceX: depois de dois anos tentando faze com que um foguete retornasse à Terra após decolar, todas as tentativas sem resultados positivos e milhões de dólares gastos, o Falcon 9 conseguiu atingir o resultado esperado.

4. Fique um pouco louco
O cofundador do Google e atual CEO da Alphabet, Larry Page já afirmou que é preciso ter confiança, falhar algumas vezes e ter uma despreza saudável pelo impossível. “Quando ninguém é louco o suficiente para fazer algo, você possui pouca competição”, disse.

Alcançar grandes sonhos requer que você assuma grandes riscos, o que pode desanimar as outras pessoas. CEOs de tecnologia, por outro lado, sabem que criar uma startup pode parecer insano – é e isso o que motiva as grandes inovações.

5. Você nunca estará “pronto”
Criar e nutrir algo completamente novo é algo que sempre será uma dificuldade. A CEO do Yahoo, Marissa Meyer, disse uma vez: “Eu sempre fiz algo sentindo que não estava pronta para aquilo. Acredito que é assim que se cresce. Quando existe o pensamento de ‘não tenho certeza se posso fazer isso’ e você consegue ultrapassa-lo é que você vai se superar”.

É importante estar preparado, mas não deixe que seu medo de não estar pronto para seguir em frente com confiança.

6. Você só precisa de um planejamento
“Você não precisa ser um gênio ou visionário para ser bem sucedido. Você só precisa de uma estrutura e um sonho”, é o conselho do presidente e fundador da Dell, Michael Dell. Quando ainda estava no primeiro ano de faculdade, ele conseguiu transformar um negócio de atualização de computadores na Dell, que hoje vale mais de US$ 20 milhões.

Mensagem do Editor

Ei, tudo bom?

Gostaria de agradecer pela visita! Meu nome é Felipe Moreno, sou editor-chefe do StartSe e, como muito de vocês, dono de uma (minúscula) startup de mídia.

E vou te fazer um pequeno convite: vamos bater um papo! É só se cadastrar aqui embaixo e eu vou te enviar alguns e-mails para você com o melhor do nosso conteúdo para te ajudar, seja você um empreendedor, funcionário, investidor ou apenas interessado neste maravilhoso mundo!

É um caminho de comunicação direto que nenhum outro portal oferece para seus leitores. E a intenção é construir uma comunidade vibrante que esteja preparada para todos os enormes desafios que virão. Vamos construir conhecimento e conteúdo juntos! Conto muito com a presença de vocês neste papo!

[php snippet=5]