Os 5 passos que você deve tomar para abrir um negócio

Avatar

Por Júlia Miozzo

10 de abril de 2015 às 12:46 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – São diversos os fatores que levam as pessoas a desejar ter seu próprio negócio, como não gostar mais de seu emprego, desejar ser independente e, principalmente, ter uma ideia para inovadora.

Mas, para concretizar esses planos, é preciso abrir mão de algumas coisas, tomar algumas iniciativas e ter a certeza de que valerá a pena.

Confira os cinco passos que você precisa tomar antes de tornar-se, de fato, um empreendedor, segundo o site Entrepeneur:

1. Estabeleça metas
Decida se pretende criar um negócio de crescimento ou apenas para ter um novo estilo de vida.

Se a decisão é a segunda opção, sua meta é ter seu próprio fluxo de renda. Você pode ter alguns funcionários para ajudar, mas não pretende construir múltiplas locações, oferecer uma linha expansiva de produtos ou transformar seu negócio em algo multinacional.

Cadastre sua startup no StartSe e fale com investidores, mentores, aceleradoras e fundos de investimento. É gratuito. Acesse www.startse.com.br.

Um negócio de crescimento é diferente: sua ambição é construir um empreendimento que cresça rápido, está em constante expansão e na qual você investe mais e mais dinheiro para expandir unidades, ofertas de produtos, segmentos de clientes, etc. Você terá de contratar pessoas, viajar, e provavelmente trabalhar mais.

Conhecer sua meta é a chave para estabelecer expectativas e estabelecer metas de receita. Em um novo estilo de vida, suas metas são mais modestas, como igualar ou melhorar a renda de seu emprego atual. Já a outra opção requer constantes investimentos e prioridade para sua expansão.

2. Pense através de seu negócio
Qual é seu produto ou serviço e quem são os consumidores potenciais? Como você os atrairá? Quem serão seus concorrentes? Antes de tudo, é preciso ter a resposta para todas essas perguntas, principalmente para ter a certeza de que é um negócio com potencial.

3. Tenha uma base de clientes antecipada

Para que seu investimento não seja desperdiçado, tenha a certeza de ter clientes dispostos a pagar por seu produto ou serviço antes de iniciar seu negócio e decidir torna-lo um emprego de período integral. Começar com uma fonte de renda já pronta vai aumentar suas chances de sucesso.

4. Converse com as pessoas mais próximas de você
Começar um negócio não é algo que deve ser feito sozinho. Antes de entrar de cabeça, procure comentar suas ambições e metas com sua família e amigos mais próximos – mas não com todo mundo. Parte de seu sucesso dependerá do apoio dessas pessoas, já que você precisará se esforçar e dedicar grande parte do seu tempo nisso.

5. Adote uma mentalidade “tudo ou nada”
Se você vai contar com o sucesso de seu próprio negócio, você precisa acabar com a mentalidade de ser um funcionário. Se você está começando seu próprio negócio, você provavelmente já tem a atitude de enxergar através do risco.

Começar um negócio de sucesso depende de quebrar com normas estabelecidas de ser um funcionário corporativo. Ter uma mentalidade “tudo ou nada” ajudará a garantir que o salto empreendedor leve a bons resultados – para você, sua empresa e sua carreira.