Os 7 segredos do sucesso (e 4 do fracasso)

Da Redação

Por Da Redação

10 de fevereiro de 2015 às 15:00 - Atualizado há 6 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

SÃO PAULO – Abrir o próprio negócio, ao contrário do que a maioria pensa, é muito difícil e exige dedicação da parte do empreendedor. Às vezes, alguns até conseguem chegar ao topo, mas por diversos motivos acabam precisando recomeçar o zero.

O autor do livro “Papo de empreendedor”, Beto Chaves, conta que com ele, aconteceu exatamente isso. Ele sempre quis ser empreendedor, começou vendendo brigadeiros, abriu um escritório de informática e quando viu estava com uma empresa de criação de site que já está tinha feito mais de mil projetos e alguns até para clientes grandes.

Porém, após o sucesso, o empreendedor caiu na “zona de conforto” e a empresa começou a perder clientes, e por consequência dinheiro, até que Beto se viu cercado por dívidas e processos trabalhistas. A solução foi recomeçar os negócios e reconquistar os clientes.

Em sua palestra na Campus Party, o empreendedor listou os sete segredos que garantem o sucesso dos negócios e os quatros que podem te levar ao fracasso. Confira:

Sucesso

1- Sonho
Você sabe qual é o seu sonho para os próximos dois anos? Segundo Chaves, são os sonhos que nos movem, por isso compartilhe os seus com outras pessoas, pois alguém pode acabar te ajudando a realizá-los e procure ajudar as outras pessoas a alcançarem os sonhos delas.

2- Metas
Determinar metas não é fácil, pois elas têm que ser alcançáveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras. O ideal, de acordo com o empreendedor, é que as metas tenham um significado pessoal para o empreendedor, pois elas o farão estar mais próximo do seu i objetivo.

3- Planejamento
Antes de sair abrindo uma empresa, trace um plano estratégico. Conheça o seu público, saiba como se comunicar com ele e conseguir atingir mais pessoas.

4- Conhecimento
“Quem tem informação, tem o poder”, afirma Chaves; mas ele ressalta que tem que saber usar a informação. Por isso, pesquise, faça cursos e aprenda com os seus erros.

5- Atitude
Para ser um empreendedor é preciso ter atitude, por isso, para de inventar desculpas e motivos para você não fazer o que quer.

6- Credibilidade
Crie a marca da sua empresa e a sua marca pessoal. Trabalhe para que ela seja positiva, pois, caso contrário, os clientes podem se afastar.

7- Celebre suas conquistas
“Empreender é difícil, por isso comemore toda vez que fechar um contrato”, afirma.

Fracasso

1- Falta de foco
Quando você faz mais de uma coisa ao mesmo tempo, fica difícil de focar a atenção e isso é prejudicial para o seu projeto de empreendedorismo. Então, procure se dedicar totalmente à sua empresa.

2- Atendimento ruim
Toda empresa tem um cliente e ele deve ser a pessoa mais importante, por isso tenha o melhor atendimento possível; isso pode ser fundamental na hora de conquistar consumidores.

3- Dinheiro
Segundo Chaves, um empreendedor tem que saber reduzir custos e poupar para quando a empresa passar por uma fase ruim ou quando precisar crescer.

4- Arrogância
“A ganância impede a evolução humana”, afirma Beto.

Acompanhe mais notícias do Campus Party 2015