Os 10 mandamentos do empreendedor de sucesso

Avatar

Por Júlia Miozzo

16 de novembro de 2015 às 14:21 - Atualizado há 5 anos

Logo Black Friday 2020

Nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora

Mesmo muito diferentes entre si, empreendedores de sucesso possuem diversas características em comum – algumas delas sendo a maneira de pensar e agir sobre sua startup e negócio.

Um estudo de Jéssika Morandi, que prestou consultoria para mais de 300 sócios de startups e PMES nos dois últimos anos, mostrou quais são os preceitos que todos precisam ter para que o negócio tenha o melhor futuro possível.

Confira:

1. Ame o teu negócio sobre todas as coisas
Esta é a única maneira de enfrentar os obstáculos de abrir uma empresa no Brasil – e pode ter certeza de que eles vão existir. Seja financeiro, burocrático, operativo (mão de obra, sede, etc), eles podem desmotivar muitos empreendedores.

Mesmo vencidas essas etapas, é preciso uma motivação para fazer com que o negócio se sustente no dia a dia. É preciso que, antes de tudo, o próprio empreendedor compre a sua ideia.

2. Tenha uma segunda fonte de renda
Esse é um ponto comum entre as empresas que são bem sucedidas: os empreendedores conseguiam sustentá-la financeiramente nos primeiros anos, quando ela ainda não gerava seu próprio lucro.

“Você não pode precisar do dinheiro da empresa pra sobreviver. A pessoa pode até ter talento para o negócio, mas, se ela não tiver estabilidade financeira, vai dar errado”, disse o empreendedor Alessandro Scapol, da rede de franquias Batatóp.

3. Não tenha medo de arriscar
Empreendedores precisam sempre se jogar, explorar e sempre arriscar – afinal, é uma ideia totalmente nova que não tem garantia nenhuma. O sucesso é incerto, e o futuro, a rotina e a renda, imprevisíveis.

4. Planeje
Junto da falta de capital, a falta de planejamento é um dos principais problemas que levam à morte das empresas. Procure entender o mercado, fazer uma pesquisa de mercado, criar um plano de negócios com metas bem estabelecidas e descobrir quais são as necessidades e problemas dos consumidores.

Essa é uma das maneiras de garantir que o futuro da sua empresa seja o melhor possível.

5. Não tome o nome de seu sócio em vão
É raro encontrar empreendedores que apostem em uma ideia totalmente sozinhos, sem ter nenhum sócio. Ter um parceiro que te apoie – e que isso seja mútuo – e ajude a superar os desafios do negócio é sempre importante.

6. Honre seu pai e mãe
Filhos que têm os pais como exemplo na batalha de um negócio são os que mais ganham inspiração e experiência. Esse é o maior incentivo que um empreendedor pode ter para aprender o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

7. Não santifique domingos e feriados
É preciso doar abrir mão de alguns dias de descanso para que o negócio vá para a frente. Quando abrem sua própria empresa, empreendedores passam a trabalhar mais do que nunca e dificilmente se desconectam de seus negócios.

8. Seja refém da autocobrança
“Hoje eu me cobro muito mais do que qualquer chefe que já tive”, disse Alexandre Oliveira, sócio-fundador da Alugando Tablet. E é uma situação comum entre os empreendedores: com próprio negócio, as responsabilidades são maiores e, consequentemente, a exigência também.

9. Cobice o concorrente
Como parte do próprio planejamento, empreendedores precisam saber o que está acontecendo no mundo, no mercado, e captarem todas as tendências e mudanças de hábitos. Estar antenado é um dos primeiros passos para enxergar uma oportunidade de crescimento.

10. Seja carismático
Empreendedores devem sempre saber falar de seu negócio, para quem for. Devem ser simpáticos e receptivos a novas ideias, oportunidades e nunca se fechando para a renovação e crescimento da empresa.