Os 10 mandamentos do empreendedor de sucesso

Um estudo feito com mais de 300 empreendedores mostrou quais são as características em comum entre todos

Avatar

Por Júlia Miozzo

16 de novembro de 2015 às 14:21 - Atualizado há 4 anos

Mesmo muito diferentes entre si, empreendedores de sucesso possuem diversas características em comum – algumas delas sendo a maneira de pensar e agir sobre sua startup e negócio.

Um estudo de Jéssika Morandi, que prestou consultoria para mais de 300 sócios de startups e PMES nos dois últimos anos, mostrou quais são os preceitos que todos precisam ter para que o negócio tenha o melhor futuro possível.

Confira:

1. Ame o teu negócio sobre todas as coisas
Esta é a única maneira de enfrentar os obstáculos de abrir uma empresa no Brasil – e pode ter certeza de que eles vão existir. Seja financeiro, burocrático, operativo (mão de obra, sede, etc), eles podem desmotivar muitos empreendedores.

Mesmo vencidas essas etapas, é preciso uma motivação para fazer com que o negócio se sustente no dia a dia. É preciso que, antes de tudo, o próprio empreendedor compre a sua ideia.

2. Tenha uma segunda fonte de renda
Esse é um ponto comum entre as empresas que são bem sucedidas: os empreendedores conseguiam sustentá-la financeiramente nos primeiros anos, quando ela ainda não gerava seu próprio lucro.

“Você não pode precisar do dinheiro da empresa pra sobreviver. A pessoa pode até ter talento para o negócio, mas, se ela não tiver estabilidade financeira, vai dar errado”, disse o empreendedor Alessandro Scapol, da rede de franquias Batatóp.

3. Não tenha medo de arriscar
Empreendedores precisam sempre se jogar, explorar e sempre arriscar – afinal, é uma ideia totalmente nova que não tem garantia nenhuma. O sucesso é incerto, e o futuro, a rotina e a renda, imprevisíveis.

4. Planeje
Junto da falta de capital, a falta de planejamento é um dos principais problemas que levam à morte das empresas. Procure entender o mercado, fazer uma pesquisa de mercado, criar um plano de negócios com metas bem estabelecidas e descobrir quais são as necessidades e problemas dos consumidores.

Essa é uma das maneiras de garantir que o futuro da sua empresa seja o melhor possível.

5. Não tome o nome de seu sócio em vão
É raro encontrar empreendedores que apostem em uma ideia totalmente sozinhos, sem ter nenhum sócio. Ter um parceiro que te apoie – e que isso seja mútuo – e ajude a superar os desafios do negócio é sempre importante.

6. Honre seu pai e mãe
Filhos que têm os pais como exemplo na batalha de um negócio são os que mais ganham inspiração e experiência. Esse é o maior incentivo que um empreendedor pode ter para aprender o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

7. Não santifique domingos e feriados
É preciso doar abrir mão de alguns dias de descanso para que o negócio vá para a frente. Quando abrem sua própria empresa, empreendedores passam a trabalhar mais do que nunca e dificilmente se desconectam de seus negócios.

8. Seja refém da autocobrança
“Hoje eu me cobro muito mais do que qualquer chefe que já tive”, disse Alexandre Oliveira, sócio-fundador da Alugando Tablet. E é uma situação comum entre os empreendedores: com próprio negócio, as responsabilidades são maiores e, consequentemente, a exigência também.

9. Cobice o concorrente
Como parte do próprio planejamento, empreendedores precisam saber o que está acontecendo no mundo, no mercado, e captarem todas as tendências e mudanças de hábitos. Estar antenado é um dos primeiros passos para enxergar uma oportunidade de crescimento.

10. Seja carismático
Empreendedores devem sempre saber falar de seu negócio, para quem for. Devem ser simpáticos e receptivos a novas ideias, oportunidades e nunca se fechando para a renovação e crescimento da empresa.