Da Holanda para o RJ: a trajetória de Andries Oudshoorn, CEO da OLX

Isabella Carvalho

Por Isabella Carvalho

16 de abril de 2019 às 16:19 - Atualizado há 2 anos

Vem aí a melhor formação de líderes do Brasil

Logo Liderança Exponencial Aprenda as novas competências fundamentais para desenvolver uma liderança exponencial e desenvolva diferenciais competitivos para se tornar um profissional de destaque no mercado.

100% online, aulas ao vivo e gravadas

Próxima turma: De 14 a 17/Dez, das 19hs às 22hs

Inscreva-se agora
Logo Cyber Monday 2020

Só hoje, nossos melhores Cursos Executivos ou Programas Internacionais com até 50% off

Quero saber mais

Nascido na Holanda, Andries Oudshoorn chegou ao Brasil em 2011 com uma importante tarefa: estruturar a operação do Bomnegócio.com, site de classificados online para compra a venda de produtos usados. Alguns anos depois, com a fusão da empresa com a OLX Brasil, o executivo teve o desafio de liderar a operação integrada.

Formado em Gestão e Tecnologia pela Twente University, Oudshoorn já trabalhava com classificados na Europa. “O Brasil estava no topo da lista para uma nova operação, já que tem um mercado muito grande. No início da OLX, investimos em muito marketing, para explicar o propósito de comprar e vender coisas usadas”, conta o executivo. Segundo ele, o brasileiro ainda não tinha a cultura do desapego.

Oito anos depois, Andries continua no comando do que se tornou um dos maiores portais de compra e venda do Brasil. “Hoje, não é mais algo novo. Desapegar já faz parte da cultura do brasileiro. Por isso, estamos em uma nova fase, de construir uma empresa anda mais sólida, com várias linhas de negócio”, explica Oudshoorn.

Leia mais: Tecnologia, uso de dados e novos produtos: por dentro da sede da OLX

Rotina no Brasil

Desde que se mudou para o Rio de Janeiro, Andries tem uma rotina corrida. “No começo, eu tomava todas as decisões operacionais. Quando a empresa começou a crescer, meu papel mudou bastante. Hoje eu contrato líderes que dirigem cada área”, conta o executivo. Uma vez por semana, ele se reúne com os diretores.

Além disso, Andries se reveza entre os escritórios da OLX em São Paulo e na capital carioca. “Resolvi focar 100% do meu tempo e da minha atenção no Brasil. Agora, meu papel é muito mais de cuidar da cultura, da relação com os investidores e de contratar as pessoas certas”, explica o executivo.

Para se manter atualizado e aprimorar ainda mais sua atuação na OLX, Oudshoorn procura conversar com parceiros e profissionais de outras empresas. “Falo muito com CEOs de classificados de outros países. Troco experiências com eles, já que temos muitos problemas parecidos”, conta.

Fora do escritório, Andries, que é casado e tem dois filhos, gosta de fugir da rotina corrida para aproveitar a natureza do Rio de Janeiro. “Fazemos trilhas, andamos de bicicleta, vamos para a praia e algumas vezes velejamos. Tentamos aproveitar ao máximo a cidade”, conta.  

O segredo do sucesso

Com mais de meio milhão de novos anúncios todos os dias, a OLX cresce ainda mais a cada dia. Para Andries, o sucesso se deve, principalmente, à simplicidade da plataforma. “Focamos no que é importante para o usuário e usamos a tecnologia para criar um produto simples, sem muitos botões ou complexidade. É muito fácil e rápido vender na OLX”, explica.

Para o futuro, o executivo planeja concentrar seus esforços para construir novas verticais para a empresa, que já aposta na Storia, plataforma focada em imóveis, e na Autoshift, para a venda de automóveis. “Começamos construindo um marketplace de consumidor para consumidor. Agora, queremos avançar em outras áreas. Sempre tornando o processo simples para o usuário, com um serviço que vai muito além do site”, afirma.