O que fazer quando iniciar um novo trabalho? Ex-executiva do Facebook e do Google responde

Libby Leffler afirma que a primeira coisa a fazer quando começar um novo trabalho é garantir que os objetivos estejam alinhados com os do líder da equipe

Avatar

Por Isabella Câmara

18 de setembro de 2018 às 12:23 - Atualizado há 1 ano

Os primeiros dias em um novo emprego podem ser maçantes, é quase improvável que alguém tenha uma tarefa super importante, ou seja, é a hora de sentar em frente ao computador e descobrir tudo de interessantes sobre a companhia. Mas Libby Leffler, ex-funcionária do Google e ex-executiva do Facebook, que agora é vice-presidente da SoFi, não é assim que as coisas funcionam.

Para a especialista, a primeira coisa que uma pessoa deve fazer quando começar a trabalhar em uma nova empresa é garantir que suas metas estejam alinhadas com as do seu líder. Leffler sugere os funcionários adotem uma abordagem direta: “a pessoa precisa chegar e dizer: essas são as coisas que eu acredito que devemos nos concentrar nos próximos meses. Elas estão alinhadas com suas expectativas e para onde devemos ir?”, diz. Segundo ela, caso o líder e seu liderado não esteja na mesma página é só ajudar e definir um objetivo em conjunto.

Não importa a abordagem, o importante é ter diálogo

No The Muse, Lea McLeod sugere uma variação dessa abordagem. Segundo a fundadora do Job Success Lab e autora do The Resume Coloring Book, o novo funcionário pode perguntar ao seu chefe qual é a conquista mais importante que ele espera que alguém que ocupe sua função realize. Dessa forma, o liderado pode perceber as prioridades do seu chefe e, portanto, quais devem ser as suas.

McLeod também sugere que a pessoa se questione sobre qual é a coisa que o seu novo chefe mais se preocupa. A partir dessa reflexão, o funcionário conseguirá ver “exatamente como ele e sua equipe se encaixam na perspectiva maior da empresa”, diz. Além disso, a especialista também indica perguntar sobre o estilo de trabalho e gerenciamento – a resposta dessa questionamento, embora muitas vezes não seja clara, trás pelo menos alguns insights do que a pessoa enfrentará lá na frente.

Quando alguém consegue um novo emprego, muitas vezes essa pessoa fica tão empolgada que se esquece de perguntar o porquê de ter sido selecionado frente a todos os outros candidatos. Apesar de difícil, essa é uma pergunta importante a ser feita, porque ajudará a pessoa a entender exatamente como seu chefe imaginou que a equipe se tornaria melhor com a sua contribuição.  Sabendo o que seu chefe espera que você entregue, a pessoa consegue focar em trazer os melhores resultados.

Independente da abordagem seguida, Leffler defende que o essencial é perguntar e conversar com o líder. Segundo ela, isso mostra que a pessoa realmente quer aprender como ela pode servir melhor a empresa e, ao mesmo tempo, está questionando o líder sobre a melhor forma de fazer isso. “Como eu alcanço as coisas que você está procurando no próximo trimestre para que para que uma eventual promoção, aumento ou algum tipo de aumento de responsabilidade seja considerado?”, também sugere Leffler. De acordo com a especialista, esse tipo de pergunta mostra que uma pessoa está dedicada ao trabalho e a empresa, uma vez que pretende construir uma carreira dentro dela.

ENTENDA O FUTURO DO TRABALHO AQUI