O 1º de Abril do Google foi tão ruim que ele desejava ser de fato uma mentira

Brincadeira de data comemorativa acaba sendo um grandessíssimo tiro no pé da empresa

Avatar

Por Lucas Bicudo

1 de abril de 2016 às 13:32 - Atualizado há 4 anos

O Google acabou se dando um tiro no pé com sua nova piada de 1º de Abril. Isso porque a pegadinha fez com que vários usuários do Gmail enviassem involuntariamente GIFs de Minions, do filme Meu Malvado Favorito, anexados no corpo de e-mails corporativos. As informações são do site TechCrunch.

A empresa sempre costuma celebrar a data com algum tipo de brincadeirinha, mas a tentativa dessa vez, via botão Mic Drop, saiu completamente pela culatra. Veja a declaração do Google sobre o novo “feature”.

“Hoje, o Gmail está lançando uma ferramenta que facilitará a palavra final em qualquer e-mail, desejado ou indesejado, em sua caixa de entrada. Responda usando o novo botão ‘Send + Mic Drop’ e faça com que dessa vez seja a última vez que você ouça algo de seu destinatário em questão. Mesmo que ele tente te responder depois disso, você não será mais capaz de visualizar, dando um final na conversação”.

Na cabeça dos funcionários do Google parecia até engraçado, mas quando seu serviço possui quase um bilhão de usuários ativos – e muito deles completamente dependentes de comunicação profissional e empresarial – as coisas tendem a ficar um pouco mais bagunçadas que o previsto.

O lugar em que o botão foi colocado já é um problema por si só. O Google substituiu sua função de “enviar e arquivar” – utilizada habitualmente por muitos usuários sem nenhum tipo de hesitação – pela função Mic Drop, completando a receita para o desastre.

Um pop up inicial – que mais parecia uma propaganda a ser fechada – avisava sobre a brincadeira, mas aqueles que estavam no piloto automático o fecharam quase que instintivamente e receberam uma surpresa negativa.

Sim, o Gmail possui um botão capaz de trazer mensagens que deram errado de volta, mas nesse caso, a familiaridade de botões (Send + Mic Drop e Send and Archive) pode ter ludibriado os usuários em um falso senso de segurança.

O Google, na hora de receber os créditos pela brincadeira, abriu o feedback da ferramenta e o resultado foi desastroso. Inúmeras pessoas reclamaram que haviam perdido oportunidades profissionais por conta do envio dos Minions.

Logo em seguida a companhia se pronunciou:

“Bem, parece que esse ano fizemos uma pegadinha com nós mesmos. Devido a um bug, o feature Mic Drop inadvertidamente causou mais dores de cabeça do que risadas. Pedimos nossas verdadeiras desculpas pelo ocorrido e a ferramenta já foi desativada”.