Nova ferramenta permite que empreendedores abram empresas em cinco dias

Avatar

Por Júlia Miozzo

11 de dezembro de 2015 às 15:41 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

SÃO PAULO – Os empreendedores já podem comemorar: agora, um novo sistema que integra a União, estados e municípios brasileiros, chamado REDESIMPLES, vai possibilitar que novas empresas sejam abertas no Brasil em um prazo de até cinco dias.

Apresentada e oficializada na última quarta-feira (9), a plataforma será operacionalizada através de um sistema nacional, o RLE (Registro e Licenciamento de Empresas). Usando apenas esse sistema, os empresários poderão abrir empresas, alterar cadastros, obter licenças de funcionamento e também dar baixa de empresas.

Segundo o Sebrae, para negócios considerados de baixo risco – que já correspondem a 90% do total hoje, o prazo de abertura é de cinco dias. A intenção do novo sistema é diminuir a burocracia e aumentar a competitividade dos negócios no Brasil. “É apenas um passo para conseguirmos criar um país menos burocrático para todos”, explicou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif. Atualmente, o processo de abertura de empresas pode demorar até 83 dias, em média.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o site Empresa Simples.