Manual básico para ganhar dinheiro com a internet

Avatar

Por Júnior Borneli

14 de julho de 2015 às 11:03 - Atualizado há 5 anos

Logo ReStartSe

Inscreva-se para o maior e mais audacioso evento de inovação, tecnologia e transformação digital já feito na América Latina. 30 dias que vão mudar sua visão de mundo, dos seus negócios e da sua carreira.

Online e totalmente gratuito - 01 a 30 de outubro/2020

Vamos dizer que você é um novato no mundo das vendas online e quer ganhar dinheiro com isso. Só que você não tem dinheiro e nem conhecimento para dar o pontapé inicial. Pensando nisso, Carolyn Sun, do site Entrepreneur, criou uma lista de quatro passos para ajudar você a começar e ter sucesso o quanto antes:

Passe algum tempo recebendo feedback sobre o que você está vendendo antes de lançar um e-commerce.

Não confie na afirmação de amigos e familiares para validar que você tem um produto ou serviço único e vendável. Essas pessoas estão emocionalmente ligadas a você, e elas são mais propensas a dizer que cada ideia que você tem é a maior invenção desde a Nutella. Obter feedback somente de pessoas que estão emocionalmente ligados a você é um desastre.

Sua startup precisa de ajuda? No StartSe são mais de 2 mil investidores e mentores. Cadastre-se agora, é gratuito. Acesse www.startse.com.br.

Obtenha a validação no mercado com potenciais clientes que não estão em seu círculo social.  Se você está muito no começo, as pesquisas são uma oportunidade para descobrir o que o cliente espera que o produto/serviço resolva ou faça por ele. Se você já está na ativa, as pesquisas podem perguntar como o cliente descobriu sobre o produto ou serviço e se o cliente está disposto a ser um cliente recorrente, além dos motivos disso.

Ter um website (isso vai além do óbvio)

Você deve ter um site. Não só para o óbvio – vender o produto – mas para ter uma pegada digital da sua marca. Mantenha seu site simples e tenha ações para captura de e-mail em cada página. Isso vai gerar uma base de clientes que se interessaram, de alguma forma, pelo seu produto.

Três passos fáceis para ter seu próprio site para vender produtos sem gastar um monte de dinheiro são:

  • Selecione um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como WordPress, que é popular pela sua facilidade de utilização e é gratuito. Você vai engajar com conteúdo e tentar converter a audiência em clientes.
  • Registre um nome de domínio, procure saber qual é a melhor hospedagem de sites e se inscreva em um serviço de hospedagem, como GoDaddy ou Blue Host.
  • Personalize o seu CMS com plugins e temas de comércio eletrônico. O WooCommerce oferece temas de comércio eletrônico grátis para WordPress. Além disso, WP eCommerce e MarketPress são opções adicionais de plugin de comércio eletrônico gratuito.

Conheça seus concorrentes e clientes.

Estude sobre concorrentes e marcas complementares (ou seja, se você está vendendo um alarme de incêndio, em seguida, procure por sites de segurança “casa”). Use de ferramentas de busca, como SimilarWeb, que traz resultados de pesquisa relacionadas do Google (localizado na parte inferior de cada pesquisa no Google) e veja quais sites o seu cliente potencial pode estar visitando.

Outras ferramentas de pesquisa livre para conhecer o seu mercado são o LinkedIn (para ver com quem as marcas concorrentes estão se conectando e que tipos de atualizações estão postando), Alertas do Google (por menções e palavras-chave) e Google Trends.

Criar um plano de ação para vendas e marketing.

Para ganhar o seu primeiro milhão em vendas, faça o processos inverso e estipule o número de vendas necessárias para garantir a receita mensal que o levará ao primeiro milhão – o que significa quantas unidades, assinaturas ou serviços devem ser vendidos.

Uma maneira de alcançar o seu objetivo é descobrir quais canais de marketing podem impulsionar as vendas. Dada a riqueza de possibilidades de mídia social, comece com uma ou duas ações onde você sabe que seu cliente está. Em geral, para novos produtos, o Facebook é a melhor opção.

Além disso, duas estratégias de marketing eficazes e gratuitos são posts em seu próprio site e a formação de uma rede de blogs parceiros. Essa estratégia ajuda a construir conteúdo e uma pegada digital para a sua marca.

Se você tem um blog movimentado, use essa oportunidade de para levar os usuários para seu site e tente capturar os e-mails. Uma maneira de fazer isso é usar uma “recompensa”, onde você oferece ao leitor algo de valor, como um e-book ou palestra gratuita, que pode ser acessada se o cliente deixar o e-mail.